Atacante Andrey garantiu a vitória do Paraná. (Rodney Costa/Estadão Conteúdo)

Já rebaixado para a Série B, o Paraná venceu o América-MG por 1 a 0 e conquistou a sua primeira vitória fora de casa no Campeonato Brasileiro. Além disso, o Tricolor encerrou o jejum de 18 jogos, ou 111 dias, sem vencer na competição. O gol paranista foi marcado pelo jovem atacante paranista Andrey, aos 44 minutos do primeiro tempo.

Com o resultado, o Tricolor subiu para 21 pontos, com uma campanha de quatro vitórias, nove empates e 20 derrotas. A próxima partida do Paraná é contra o Atlético-MG, na quarta-feira (13), às 21h, na Vila Capanema.

O jogo

O Paraná entrou forte na marcação e ainda quase surpreendeu no primeiro tempo. Aos 19 minutos, Rafael Grampola fez o cruzamento para o meio da área, Jesiel, de frente para o gol, não alcançou a bola e perdeu a grande chance do lado paranista. Na reta final, Richard evitou o primeiro gol do América-MG. Aylon avançou pelo lado direito, chutou cruzado e o goleiro paranista salvou com a ponta dos dedos.

Para o segundo tempo, o técnico Adilson Batista colocou os experientes Carlinhos e Rafael Moura. A entrada do centroavante gerou um maior trabalho para a defesa, mas o Tricolor segurou até mesmo com um jogador a menos. Aos 19 minutos, o zagueiro Renê Santos cometeu falta no meio-campo e recebeu o cartão vermelho direto.

O América-MG não aproveitou a vantagem numérica e também teve um jogador expulso. O zagueiro Messias recebeu o segundo cartão amarelo e deixou o time mineiro com 10 atletas em campo.

Quase nos acréscimos, o Paraná aproveitou o desespero do adversário e marcou o gol da vitória. Andrey avançou, driblou o goleiro João Ricardo e mandou a bola para o fundo das redes. Foi a primeira vez que o jovem atacante marcou como profissional.

FICHA TÉCNICA
AMÉRICA-MG 0X1 PARANÁ

Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG).
Data: Sábado, 10 de novembro de 2018.
Horário: 17h (horário de Brasília).
Árbitro: Wagner Reway (MT).
Assistentes: Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Eduardo Gonçalves da Cruz (MS).

América-MG: João Ricardo; Norberto, Matheus Ferraz, Messias e Giovanni; Leandro Donizete, Zé Ricardo (Luan), Gérson Magrão e Matheusinho; Robinho (Carlinhos) e Aylon (Rafael Moura).
Técnico: Adilson Batista.

Paraná: Richard; Wesley Dias, Jesiel, Renê Santos e Mansur (Silvinho); Leandro Vilela, Alex Santana e Jhonny Lucas (Jhony); Juninho, Andrey e Rafael Grampola.
Técnico: Dado Cavalcanti.

Gol: Andrey (PRC), aos 44′ do primeiro tempo.
Cartões amarelos:
 Leandro Donizete (AME); Leandro Vilela (PRC).
Cartão vermelho: Renê Santos (PRC); Messias (AME).