Jenison é um dos jogadores com contrato com o Paraná em 2020. (Geraldo Bubniak/AGB)

* Atualizada às 11h25. O volante Luan estendeu o contrato por mais seis meses após sofrer lesão durante a Série B.

Após terminar a Série B na 6ª colocação, com 56 pontos, o Paraná já começa a pensar no planejamento da temporada de 2020. Do elenco que lutou até as últimas rodadas por uma vaga na elite do Campeonato Brasileiro, 17 jogadores possuem vínculo para o próximo ano. Em contrapartida, nove jogadores tinham contrato até o final da temporada e mais 15 estavam emprestados por outros clubes.

Do time-base da Série B, o goleiro e capitão Thiago Rodrigues, o lateral-direito Éder Sciola, o zagueiro Rodolfo, o volante Luiz Otávio e o atacante Jenison têm contrato para a próxima temporada. Outros atletas que possuem vínculo para 2020 estão o zagueiro Fabrício, uma das últimas contratações do ano, e o meia Vitinho.

Porém, o Tricolor perde boa parte do seu elenco por conta de empréstimos para outros clubes. O quarteto formado pelo goleiro Lucas Macanhan, os meias Matheus Anjos e João Pedro e o atacante Bruno Rodrigues retornam para o Athletico. Já o volante Fernando Neto, um dos principais nomes da temporada, volta ao Fluminense.

Outro nome importante que deixa o Paraná é o lateral-esquerdo Guilherme Santos, que pertence ao Tombense, de Minas Gerais. Após o empate em 1 a 1 com o Criciúma, na penúltima rodada, o camisa 6 já falava em tom de despedida. “Não é sempre que a gente faz gol e consegue contribuir. Fico feliz pelo ano que fiz, por ter honrado a camisa do Paraná e a confiança de todos aqui. O grupo merece todo respeito e o Paraná também. Dei o meu máximo e tenho certeza que vou deixar saudade”, disse.

Antes de definir o elenco para a próxima temporada, o Paraná precisa definir quem será o treinador para 2020. O técnico Matheus Costa não foi procurado pela diretoria para renovar e já se despediu do clube.

Confira os jogadores que possuem contrato com o Paraná

Goleiros: Alisson, Murillo Lopes e Thiago Rodrigues
Laterais: Éder Sciola e Juninho
Zagueiros: Fabrício e Rodolfo
Volantes: Luiz Otávio, Luan e Jhonny Douglas
Meias: Alesson, Gabriel Pires, Jhemerson e Vitinho
Atacantes: Jenison, Rafael Furtado e Raphael Alemão

Confira os jogadores que estavam emprestado por outros clubes

Goleiro: Lucas Macanhan
Laterais: Léo Príncipe e Guilherme Santos
Volantes: Alejandro Márquez, Fernando Neto, Guilherme Nunes e Rodrigo
Meias: João Pedro, Matheus Anjos e Marquinhos
Atacantes: Bruno Rodrigues, Marlyson, Rodrigo Porto, Caio Monteiro e Judivan

Confira os jogadores com contrato no fim em 2019

Lateral: Sueliton
Zagueiros: Eduardo Bauermann, Fernando Timbó, Leandro Almeida e Matheus Lopes
Volantes: Itaqui
Meia: Jean Lucas
Atacante: Ramon