Por Caio Porthus
Fotos de Monique Vilela

O Paraná não fez uma boa partida contra o líder Joinville nesta segunda-feira (8), em Santa Catarina, na Arena Joinville. A partida foi válida pela 21ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, e marcou o primeiro jogo após a saída do treinador Claudinei Oliveira do comando tricolor. O time da casa não teve trabalho para vencer por 3 a 0, com todos os gols sendo marcados na segunda etapa. Fabinho, Jael e Naldo foram os autores dos tentos. O interino Luciano Gusso não estreou como queria no comando do Paraná, e o time que é o atual 13º colocado pode perder até duas posições, em caso de vitória de Atlético-GO e América-RN.

No próximo sábado (13), às 16h10, o Tricolor receberá o Santa Cruz, que tem 27 pontos, e se encontra na metade da tabela, uma posição acima do Paraná. O Santa Cruz estava há sete jogos invicto na Série B, antes de perder para o ABC na 20ª rodada. Já o Joinville, viaja até Juazeiro do Norte, no Ceará, para enfrentar o Icasa, às 19h30 da próxima sexta-feira (12).

Com futebol fraco, equipes vão para os vestiários empatadas

O jogo começou pouco movimentado na Arena Joinville. Os mandantes dominavam a posse de bola, trocavam vários passes no meio de campo, mas a defesa do Paraná, bem postada, impedia que o adversário chegasse com perigo. O Tricolor por sua vez, esperava seu adversário cometer um erro para sair em contra-ataque. Também com dificuldades para oferecer perigo, o Tricolor dependia das bolas paradas após faltas cometidas pela defesa do JEC, que estava nervosa.

Quando a primeira etapa chegava a sua metade, o Joinville que dominava a posse de bola decidiu arriscar jogas individuais. A primeira veio com Marcelo Costa, que em velocidade passou pelos defensores paranistas e chutou forte cruzado, fazendo a bola passar perto do gol defendido por Marcos. Logo depois, foi a vez de Everton, que deixou dois para trás mostrando habilidade e exigiu uma grande defesa por parte de Marcos, que salvou o Paraná.

No final do primeiro tempo, o Paraná teve suas primeiras chances claras de abrir o placar. A primeira, veio aos 37 minutos com Marcos Serrato, que estava na entrada da grande área sem marcação quando a bola sobrou em seus pés, mas sem ter calma, o meia chutou torto e mandou a pelota para longe. Um minuto depois, após cruzamento de Tiago Alves, o zagueiro Thiago Medeiros da equipe do Joinville quase marcou contra. Com um fraco nível técnico, a partida foi para o intervalo empatada sem gols.

Joinville faz o necessário e sem dificuldades sai com os três pontos

O nível técnico não melhorou na segunda etapa. A partida continuava sem oportunidades para ambas as equipes, que tinham dificuldades de trocar passes. O Paraná congestionava o meio de campo e impedia os mandantes de trocarem passes na região central. Sobravam as laterais, que foi de onde se originou o primeiro gol do jogo. Após cruzamento na esquerda, a bola sobrou para Fabinho, que estava de costas para o gol, o atacante dominou e virou para chutar com força, no canto do gol, sem chances para o goleiro do Paraná.

Atrás no placar, o Paraná ao contrário do que se esperava piorou, e após dois brancos da defesa tricolor, acabou derrotado por 3 a 0 em Santa Catarina. O primeiro grande erro foi aos 29 da etapa final, quando Edigar Junio, que acabara de entrar, chutou forte de longe, a bola bateu na trave e voltou para os pés do atacante artilheiro Jael, que apenas completou para dentro das redes, marcando seu 12º gol na Série B. Cinco minutos depois, em cobrança de escanteio, o zagueiro Naldo subiu mais que todo mundo e testou a pelota para fechar as contas na partida.

FICHA TÉCNICA

JOINVILLE 3 X 0 PARANÁ

Local: Arena Joinville, em Joinville (SC).
Data: 8 de setembro de 2014.
Horário: 21h.

Joinville: Ivan; Edson Ratinho, Bruno Aguiar, Thiago Medeiros e Rogério; Naldo, Washington, Everton (Anselmo) e Marcelo Costa (Eduardo Ramos); Fabinho (Edigar Junio) e Jael.
Técnico: Hemerson Maria.

Paraná: Marcos; Chiquinho, Gustavo, Alisson e Breno; Edson Sitta, Marcos Serrato (Adaílton), Lucas Otávio e Lúcio Flávio; Tiago Alves (Henrique Santos) e Giancarlo (Júlio César).
Técnico: Luciano Gusso.

Cartões amarelos: Thiago Medeiros e Rogério (JEC). Gustavo e Alisson (PRC).
Gols: Fabinho aos 15′ do segundo tempo (JEC), Jael aos 29′ do segundo tempo (JEC), Naldo aos 34′ do segundo tempo (JEC).

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Paraná perde para o líder Joinville e segue na parte de baixo da tabela

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.