Paraná perdeu em casa para o Brasil de Pelotas. (Geraldo Bubniak/AGB)

O Paraná perdeu em casa para o Brasil de Pelotas por 1 a 0, no início da noite desta terça-feira (21) e voltou a se complicar na Série B do Campeonato Brasileiro. O único gol da partida foi marcado pelo atacante Luiz Henrique, aos 17 minutos do segundo tempo.

Com a derrota, o Tricolor segue na 16ª colocação, com 32 pontos, mas com a mesma pontuação de Figueirense e Náutico, primeiros times na zona de rebaixamento. Na próxima rodada, o time paranista enfrenta a líder Chapecoense, na segunda-feira (28), às 20h, na Arena Condá.

O jogo

A principal novidade na escalação paranista foi a presença de Wandson no ataque ao lado de Bruno Gomes. O atacante precisou de apenas dois minutos para justificar a sua presença entre os titulares. Após receber a bola pela ponta direita, o camisa 11 ajeitou para a perna esquerda e chutou forte para boa defesa do goleiro Rafael Martins.

O Paraná teve mais posse de bola em toda a etapa inicial, mas o Brasil de Pelotas aproveitou os espaços deixados pela defesa e criou a grande chance do primeiro tempo. Aos 24 minutos, Felipe Albuquerque invadiu a área e tocou para o meio da área. Luiz Henrique recebeu sem marcação e chutou por cima do travessão.

No início do segundo tempo, o Paraná voltou todo o ataque e desperdiçou duas oportunidades em sequência. Logo no primeiro minuto, Paulo Henrique encontrou Higor Meritão na entrada da área e o meia chutou para bela defesa de Rafael Martins. Na sequência, Rafael Lima aproveitou a cobrança de escanteio e quase marcou de escanteio.

Depois do bom início, o Tricolor caiu de rendimento e o técnico Gilmar Dal Pozzo mudou o ataque com as entradas de Renan Bressan e Bruno Lopes. Porém quem tirou o zero do placar foi o Brasil de Pelotas. Aos 17, Bruno José aproveitou erro de Jhony Douglas, avançou e encontrou Luiz Henrique na entrada da área. O camisa 9 chutou cruzado e não deu chance para o goleiro Renan.

O time paranista sentiu o gol do adversário, e Dal Pozzo pretendia realizar mais duas mudanças, mas perdeu uma delas com a lesão na coxa do goleiro Renan. Mesmo assim, o Paraná foi para o ataque em busca do empate e quase conseguiu em chute de Renan Bressan, que mandou perto da trave. Nos minutos finais, a aposta foi nas bolas aéreas, mas sem sucesso.

FICHA TÉCNICA
PARANÁ CLUBE 0X1 BRASIL DE PELOTAS

Data: Segunda-feira, 21 de dezembro de 2020
Local: Vila Capanema, em Curitiba (PR)
Horário: 17h30
Árbitro: Leandro Bizzio Marinho (SP)
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli (SP) e Evandro de Melo Lima (SP)

Paraná: Renan (Filipe Santos); Paulo Henrique, Rafael Lima, Fabrício e Jean Victor; Luan (Jhony Douglas), Karl, Higor Meritão (Renan Bressan) e Thiago Alves; Wandson (Andrey) e Bruno Gomes (Bruno Lopes).
Técnico: Gilmar Dal Pozzo.

Brasil de Pelotas: Rafael Martins; Felipe Albuquerque, Heverton, Diego Ivo e Alex Ruan; Sousa, Bruno Matias (Pablo), Bruno José, Matheus Oliveira (Matheuzinho) e Rafael Vinícius; Luiz Henrique (Wellissol).
Técnico: Cláudio Tencati.

Gol: Luiz Henrique (GEB), aos 17′ do primeiro tempo.
Cartões amarelos:
Diego Ivo e Rodrigo Ferreira (GEB); Jhony Douglas e Thiago Alves (PRC).