Paulo Henrique - ParanáPaulo Henrique é o jogador que mais jogou pelo Paraná em 2020. (Geraldo Bubniak/AGB)

A temporada de 2020 vai acabar oficialmente somente no dia 30 de janeiro para o Paraná Clube com o final da Série B do Campeonato Brasileiro, mas o time paranista, neste ano, apresentou alta rotatividade durante as suas partidas. Ao todo, 54 jogadores foram usados pelos técnicos Allan Aal, Rogério Micale e Gilmar Dal Pozzo em duelos pelo Campeonato Paranaense, Copa do Brasil e segunda divisão nacional.

O ataque, bastante cobrado e contestado, especialmente na Série B do Campeonato Brasileiro, foi o setor que mais teve jogadores utilizados. Ao todo, 16 atacantes entraram em campo pelo Tricolor neste ano. Os centroavantes que mais atuaram foram Andrey, com 36 participações, e Bruno Gomes, com 25.

Por outro lado, o setor que teve menos atletas utilizados foi a lateral-esquerda. Até o Campeonato Brasileiro da Série B, Juninho e Hulk entraram em campo pelo Estadual e pela Copa do Brasil. Mas a partir da segunda divisão, Jean Victor, melhor da posição do Campeonato Carioca quando atuou pelo Boavista, tomou conta da camisa 6 e aparece, inclusive, no top 10 de atletas que mais jogaram em 2020, com 28 participações ao todo.

No meio de campo foram usados nove volantes e nove meias de criação. Os meias Renan Bressan e Thiago Alves e os volantes Jhony Douglas e Higor Meritão, foram os atletas que mais vestiram a camisa paranista nas suas respectivas funções na temporada de 2020.

Mas está na lateral-direita o jogador que mais entrou em campo pelo Paraná em 2020. Paulo Henrique, com 38 jogos realizados, foi uma das boas contratações do Tricolor neste ano. Teve, inclusive, propostas para deixar o clube no decorrer do ano, mas preferiu permanecer no time paranista.

A meta paranista foi ocupada por quatro goleiros ao longo deste ano. Alisson, titular na última partida do Paraná diante da Chapecoense, pela Série B, foi o que atuou, com 29 participações. Ainda jogaram Marcos, Filipe Santos e, por último Renan, que foi uma das últimas contratações do Tricolor neste ano.

Contratações

Diante da reformulação que precisou fazer do ano passado para 2020, o Paraná Clube foi bastante ao mercado nesta temporada. Ao todo, a diretoria paranista contratou 36 jogadores, mas boa parte deles veio emprestado e com seus salários pagos por seus clubes de origem, já que o clube não conseguiu uma parceria e muito menos uma terceirização do seu departamento de futebol no início do ano. Assim, foi essa a forma encontrada pela cúpula do Tricolor para reforçar seu elenco diante dos obstáculos financeiros encontrados.

Confira a relação dos jogadores usados pelo Paraná até agora em 2020

Goleiros (4)
Alisson – 29
Marcos – 11
Renan – 4
Filipe Santos – 5

Laterais-direitos (4)
Paulo Henrique – 38
Rafael França – 4
Toninho – 2
Kennidy – 2

Laterais-esquerdos (3)
Jean Victor – 28
Juninho – 19
Hulk – 4

Zagueiros (9)
Fabricio – 30
Thales – 21
Salazar – 16
Hurtado – 15
Rafael Lima – 8
Philipe Maia – 5
Fernando Timbó – 4
Éverson – 3
Roberto – 3

Volantes (9)
Jhony Douglas – 31
Higor Meritao – 26
Kaio – 24
Karl – 22
Carlos Dias – 10
Luan – 10
Kazu – 9
Bruno – 7
Kriguer – 1

Meias (9)
Renan Bressan – 32
Thiago Alves – 29
Gabriel Pires – 21
Michel – 18
Guilherme Biteco – 14
Vitinho – 10
Bruno Xavier – 6
Dudu – 4
Lucas Sene – 1

Atacantes (16)
Andrey – 36
Bruno Gomes – 25
Marcelo – 24
Léo Castro – 16
Raphael Alemão – 15
Mosquito – 13
Wandson – 13
Rodrigo Rodrigues – 11
Robson – 8
Rafael Furtado – 7
Matheus Matias – 4
Bruno Lopes – 4
Andrew – 3
Keslley – 3
Ruan – 2
Luiz Fernando – 1

Total
54 jogadores utilizados