Aos 38 anos, Thiago Neves está encerrando oficialmente a carreira. Sócio do Paraná Clube, ele pretende continuar no futebol. A decisão de pendurar as chuteiras foi anunciada na gravação do programa Bola da Vez, da ESPN. A declaração será exibida neste sábado (28), quando o programa vai ao ar. Dezoito anos após iniciar sua trajetória no Tricolor, ele termina uma história com um título brasileiro, três Copas do Brasil, cinco títulos estaduais e uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 2008.

Thiago já se destacou desde o primeiro ano como profissional. No Campeonato Brasileiro de 2005, ele atuou em 29 partidas e chamou a atenção do Vegalta Sendai, do Japão, que o contratou por empréstimo do Paraná Clube. Em 2007, foi para o Fluminense, emprestado e depois em definitivo. E esta transação foi a mais polêmica da história tricolor, gerou uma dívida com empresários que chegou a R$ 40 milhões e só foi resolvida em 2017, com o pagamento de R$ 4,5 mi.

No Flu, ele viveu os melhores momentos da carreira. Foi campeão da Copa do Brasil (2007) e do Brasileirão (2012), foi escolhido o melhor jogador do Campeonato Brasileiro em 2007 e jogou ao total 173 partidas, marcando 50 gols. Ele estava no tricolor carioca quando foi convocado por Dunga para a seleção que disputou a Olimpíada de Pequim, ficando na terceira posição. Outra grande fase foi no Cruzeiro, onde venceu duas Copas do Brasil (2017/18). Em 2021, até afirmou que queria voltar a jogar no Paraná Clube, mas encerrou a carreira sem realizar este sonho.

Torcida pelo Paraná Clube

Em 2021, Thiago Neves se tornou sócio do Paraná Clube e chegou a ajudar em uma vaquinha organizada pela torcida Fúria Independente. Em entrevista à RPC na época, ele também alertou para a crise sem fim. “Não deixem o Paraná morrer”, afirmou. Ele lembrou do avô, seu Domingos, que faleceu em 2020. “Tenho certeza que, se ele ainda estivesse aqui, iria ajudar de alguma forma. Poder contribuir com o clube que me formou é uma satisfação enorme e uma sensação incrível”, completou.

Mas ele não deverá ser visto apenas nas arquibancadas da Vila Capanema acompanhando o Paraná Clube. O plano de Thiago Neves é seguir vivendo o dia a dia do futebol. “Já comecei a estudar também. Já fiz alguns cursos, estou em outros. Vamos ver o que virá no futuro, o que que vai brilhar e como vai ser a próxima carreira”, comentou o ex-jogador à ESPN. Ele não quis definir o cargo que poderia ocupar, como treinador ou como dirigente.

Thiago Neves, ex-jogador do Paraná Clube.
Thiago Neves surgiu para o futebol em 2005 com a camisa tricolor. Foto: Arquivo