O Paraná Clube anunciou na noite desta sexta-feira (31) o seu patrocinador principal. Segundo a nota oficial divulgada pelo clube, “a casa de shows e entretenimento Evidence 5000, que atua no mercado há dez anos, é a nova patrocinadora master do Tricolor“. O acordo, que vazou nos últimos dias, provocou forte reação dos torcedores, principalmente das Gralhas da Vila, coletivo feminino de torcedoras paranistas.

Segundo a nota, “Marcelo Aparecido Ferreira Domingues, proprietário da Evidence 5000, é paranista apaixonado e destacou a importância do apoio dos empresários para o Paraná Clube conseguir seguir pagando suas contas em dia”. O empresário também estaria ajudando o Tricolor a conquistar mais parceiros para a disputa da segunda divisão do Campeonato Paranaense.

Mas o fato de a Evidence 5000 patrocinar o Paraná Clube não foi aceito por boa parte da torcida. As Gralhas da Vila divulgaram uma nota de repúdio ao acordo. “Quando aceitamos que alguém estampe em nossa camisa algo que é favorável a tudo isso, estamos validando a exploração e objetificação de corpos, em sua maioria – e nesse caso, talvez até de forma total – femininos“, diz o texto.

Pelo Paraná Clube

A nota das Gralhas da Vila também traz uma série de dados relativos à prostituição no Brasil, inclusive sobre a exploração de menores de idade. Um trecho forte da mensagem das torcedoras do Paraná Clube aponta a dificuldade que as mulheres enfrentam para serem aceitas. “Lutamos contra agressões e assédios, contra a falta de espaço e fala, precisamos pensar até mesmo em qual roupa utilizar em dias de jogos por medo do que pode acontecer. Como torcedoras, além de nos sentirmos constrangidas, sentimos também vergonha“.

Seguiremos lutando contra uma sociedade que acredita que a mulher nasceu para servir ao homem, que acredita que nosso corpo é puramente um pedaço de carne e que homens podem nos tratar como objeto sexual“, termina a nota das Gralhas da Vila. Sem citar diretamente as críticas, mas as respondendo, o superintendente do Paraná Clube, Helton Caron, defendeu a empresa e pediu ajuda. “Precisamos da união de todos os paranistas para conseguir nosso objetivo que é de buscar o acesso à primeira divisão do Paranaense”, afirmou.

Evidence 5000, nova patrocinadora do Paraná Clube.
No centro da foto, o empresário Marcelo Aparecido Ferreira Domingues e o presidente Rubens Ferreira Silva. Esta foto, tradicional para anúncios de patrocínio, não foi divulgada pelo Paraná Clube. Foto: Reprodução/WhatsApp

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Paraná Clube confirma novo e polêmico patrocinador

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.