Faltam poucos dias para o Paraná Clube jogar a partida mais importante de sua história recente. Diante do Patriotas, domingo (25), às 15h, na Vila Capanema, o Tricolor luta pela classificação para a semifinal da segunda divisão do Campeonato Paranaense. Quinto colocado após oito rodadas, o time comandado por Fahel Júnior vem de duas vitórias seguidas, e conta o apoio da torcida para buscar a vaga.

Apesar do jogo ser o último da punição de portões fechados do Paraná Clube, a expectativa é de forte mobilização entre os tricolores. O treino do sábado (24) será aberto, a partir das 9h, na própria Vila Capanema. “Será mais uma oportunidade para o nosso elenco receber o apoio e o carinho do torcedor paranista”, diz o texto da nota divulgada pelo Tricolor. Na chegada do time ao estádio no domingo, haverá outra recepção festiva liderada pelas torcidas organizadas.

Mas o que o torcedor mais quer saber é como o Paraná Clube vai conseguir a classificação para a semifinal da segunda divisão. A Banda B mostra nos próximos parágrafos como é possível garantir a vaga. Há cenários com vitória e até com empate. Se o Tricolor perder para o Patriotas, estará eliminado do campeonato. Confira!

Paraná Clube vence

Neste momento, o Paraná Clube tem os mesmos 13 pontos de Apucarana (terceiro colocado) e Iguaçu (quarto), mas perde nos critérios porque tem uma vitória a menos que os dois adversários. Por isso, empate em pontos não adianta para o Tricolor. Caso vença o Patriotas no domingo, é preciso que pelo menos mais um resultado aconteça para garantir a classificação.

Ganhando, o Paraná Clube espera os resultados de Araucária x Iguaçu e Laranja Mecânica x Apucarana. Se um destes jogos terminar empatado, o Tricolor estará classificado. Em termos práticos, o ‘secador’ precisa estar ligado na partida de Arapongas. Mesmo atuando fora, o time de União da Vitória encara o pior time da competição, que não somou um ponto sequer. Se Iguaçu e Apucarana vencerem, mesmo triunfando o Paraná estará eliminado.

Tricolor empata

Uma possibilidade dramática seria a classificação com um empate. Se somar apenas um ponto, o Paraná Clube terá que contar com pelo menos uma derrota de seus adversários. Aí, mesmo com 14 pontos, o Tricolor segue para a semifinal. Como explicado acima, não bastará apenas ‘marcar’ Iguaçu e Apucarana, será preciso pontuar e contar com tropeços dos rivais.

Fahel Júnior, técnico do Paraná Clube.
Fahel Júnior comandando o treino paranista. Foto: Divulgação/PR