Dia 19 de outubro começa uma nova fase no Paraná Clube. Mas não será nova por caras novas. Sem outra chapa a se candidatar, o atual vice-presidente Aílton Barboza de Souza será aclamado presidente tricolor. Cargo que neste momento ele já ocupa, pois está substituindo o mandatário eleito, Rubens Ferreira Silva, que está afastado por problemas de saúde. O novo comando paranista terá um desafio – consolidar a maior transformação da história do clube.
Nascido gigante, como dizia seu hino, com mais de 100 mil sócios, com dinheiro sobrando e enfileirando títulos (seis estaduais e uma Série B nos primeiros dez anos de história), o Paraná Clube está prestes a chegar aos 35 anos de idade em uma encruzilhada. Após quase acabar, viver pendurado em dívidas e tendo que sobreviver a dois anos de segunda divisão do Paranaense, o Tricolor subiu com o apoio da torcida e uma nova forma de gestão. Mas ainda precisa resolver seus problemas, que incluem o pagamento de R$ 126 milhões da recuperação judicial.
Esta nova forma de gestão une à diretoria representantes influentes nos bastidores e na torcida. E tem como centro gravitacional o empresário Carlos Werner, que disse após o acesso que “nunca mais” deixaria o Paraná Clube. É ele o fiador da chapa que será aclamada no dia 19, um grupo que se uniu a Werner em um momento de desespero. Faltava até água quente nos vestiários do Ninho da Gralha quando o “mecenas” tricolor retornou à Vila Capanema.
Mas onde está Carlos Werner na diretoria do Paraná Clube?
O empresário Carlos Werner não fará parte do Conselho Administrativo do Paraná Clube. Seu trabalho neste momento é liderar o grupo que avalia propostas de venda da SAF – um processo que é considerado como a “refundação” do Tricolor. Se acontecer realmente a venda nos moldes pensados por ele, Werner será um dos líderes da SAF, como um representante institucional do clube, talvez até como o CEO, delegando poderes principalmente no futebol.
Sem Werner, a futura gestão do Paraná Clube terá três mudanças em relação à atual diretoria. Sairão o presidente Rubens Ferreira Silva, o segundo vice Flávio Zonta e o gestor financeiro Fernando Cezar Karpinski. Ficam no comando o atual vice e futuro presidente Aílton Barboza de Souza e o hoje superintendente e próximo 1º vice-presidente Helton Mercer Caron. Confira abaixo a “Resiliência Tricolor” única chapa inscrita para a eleição paranista.
– Presidente: Ailton Barboza de Souza
– Primeiro Vice-Presidente: Helton Mercer Caron
– Segundo Vice-Presidente: Alessandro Kioshi Kishino
– Primeiro Membro: Marlos José Camili
– Segundo Membro: Arion Moroz França