Andrey - ParanáParaná perdeu a chance de sair da zona de rebaixamento da Série B. (Geraldo Bubniak/AGB)

O Paraná apenas empatou com o Botafogo-SP por 1 a 1, na tarde desta segunda-feira (04), na Vila Capanema, e permanece na zona de rebaixamento da Série B do Campeonato Brasileiro. O time paulista abriu o placar com Ronald e o Tricolor arrancou o empate já na reta final de jogo com o volante Karl.

Com o empate, o Paraná sobe para 33 pontos, mas segue na 18ª colocação. O Tricolor tem apenas dois pontos de desvantagem para o Figueirense, primeiro time fora da zona de rebaixamento, mas o Náutico, que hoje está no Z4, pode abrir cinco pontos do Tricolor em caso de vitória sobre o Confiança, às 20h, em Aracaju.

Com apenas uma vitória nos últimos 14 jogos, o Paraná encara outro confronto direto na próxima rodada. O Tricolor enfrenta o Náutico, na sexta-feira (08), às 19h15, no estádio dos Aflitos.

O jogo

Em busca do sistema ofensivo ideal, o técnico Gilmar Dal Pozzo escalou Bruno Gomes e Guilherme Biteco no ataque e recuou Renan Bressan para o meio-campo. O meia foi o responsável por uma grande chance logo aos sete minutos. Ele recebeu sozinho perto da marca do pênalti e chutou em cima de Róbson. Na sobra, finalizou para grande defesa de Igor Bohn.

No decorrer do primeiro tempo, o Paraná diminuiu o ímpeto ofensivo e sofreu o gol aos 37 minutos. Matheus Anjos fez boa jogada e deixou Ronald livre de marcação. O atacante ajeitou tranquilamente e chutou no ângulo esquerdo, sem chances para o goleiro Renan.

Dal Pozzo mudou três vezes logo no intervalo para melhorar o ataque: Jean Victor, Gabriel Pires e Bruno Lopes entraram nos lugares de Hurtado, Guilherme Biteco e Bruno Gomes, respectivamente. Depois de um início ruim, o treinador mudou mais uma vez logo aos nove minutos com Andrew no lugar de Andrey.

A última troca foi Thiago Alves no lugar de Higor Meritão. Com o time exposto, o Tricolor levou um susto que quase resultou no segundo gol do Botafogo-SP. Dodô roubou a bola no meio-campo e tocou para Bady, que chutou colocado para boa defesa de Renan.

A resposta paranista foi imediata, mas Igor Bohn evitou o empate. Depois do cruzamento rasteiro na área, Róbson desviou e o goleiro salvou com as pernas. No rebote, o Tricolor teve dois chutes em sequência e o camisa 1 do Botafogo-SP defendeu em ambas.

O Tricolor não desistiu em nenhum momento e conseguiu o empate aos 39 minutos. Igor Bohn defendeu o primeiro chute após a cobrança de escanteio. No rebote, Karl se jogou na bola no rebote e empurrou a bola para o fundo das redes.

FICHA TÉCNICA
PARANÁ CLUBE 1X1 BOTAFOGO-SP

Data: Segunda-feira, 04 de janeiro de 2021
Local: Vila Capanema, em Curitiba (PR)
Horário: 17h
Árbitro: Zandick Gondim Alves Junior (RN)
Assistentes: Flavio Gomes Barroca (RN) e Francisco de Assis da Hora (RN)

Paraná: Renan; Paulo Henrique, Rafael Lima, Fabrício e Hurtado (Jean Victor); Karl, Higor Meritão (Thiago Alves) e Renan Bressan; Andrey (Andrew), Bruno Gomes (Bruno Lopes) e Guilherme Biteco (Gabriel Pires).
Técnico: Gilmar Dal Pozzo.

Botafogo-SP: Igor Bohn; Raniele, Walisson Maia, Róbson e Guilherme Romão; Victor Bolt (Elicarlos), Ferreira (Jonata Machado) e Matheus Anjos (Bady); Jeferson, Michel Douglas (Dodô) e Ronald.
Técnico: Moacir Júnior.

Gols: Ronald (BOT), aos 37′ do primeiro tempo, e Karl (PRC), aos 38′ do segundo tempo.
Cartões amarelos:
Hurtado, Guilherme Biteco, Karl, Paulo Henrique e Rafael Lima (PRC); Raniele, Walisson Maia, Jeferson e Ronald (BOT).