Por Esporte Banda B 

História do Pinheirão foi contada em documentário. (Divulgação)História do Pinheirão foi contada em documentário. (Divulgação)

O estádio Pinheirão era para ter sido o maior estádio do Brasil, atrás apenas do Maracanã, mas depois de sua construção, na década de 80, a capacidade ficou para pouco mais de 44 mil torcedores. Durante 22 anos, o local foi uma das principais praças esportivas do Paraná, recebeu grandes espetáculos, entre eles a seleção brasileira, mas hoje é apenas um ‘gigante adormecido’.

Um documentário realizado por Daniel Malucelli, Gabriel Sawaf, Hélcio Weiss, Leonardo Dulcio, Natália Moraes e Pedro Melo, todos estudantes de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), chamado de “Pinheirão: memórias de um gigante” conta cinco dos grandes momentos do estádio no tempo em que ficou aberto para o público: Paraná 2×1 Vitória, partida de ida da final da Série B de 1992, Atlético 2×1 Coritiba, final do Campeonato Paranaense de 1998, Coritiba 2×2 Paraná, decisão do estadual em 1999, e Brasil 3×3 Uruguai, eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006.

Os entrevistados do documentário são Serginho Prestes, capitão do Paraná no título da Série B de 1992, Cléber Arado, campeão paranaense pelo Coritiba em 1998, Luisinho Netto, lateral do Atlético no título estadual em 1999, Alex, que atuou em parte da partida entre Brasil 3×3 Uruguai no ano de 2003, Barcímio Sicupira, que está na calçada da fama no estádio, e Edu Brasil, radialista há mais de 30 anos e que cobriu grandes partidas no local.

Confira o documentário na íntegra:

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Na memória: Documentário relembra principais histórias do Pinheirão

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.