Morreu na manhã desta sexta-feira (17), aos 87 anos, o ex-presidente do Paraná Clube José Carlos de Miranda, conhecido como professor Miranda. Ele foi o mandatário do Tricolor em dois mandatos, entre 2004 e 2007. A causa da morte não foi revelada.

+ Confira todas as notícias do Paraná Clube na Banda B!

Eleito presidente paranista em 2003, assumiu o cargo em 2004, tendo como grande missão na primeira temporada librar a equipe do rebaixamento em 2004. Depois, foram anos marcantes, como a conquista do Campeonato Paranaense de 2006, o último grande título do clube, e, principalmente, ter disputado a Libertadores em 2007. No mesmo ano, porém, acabou deixando o cargo com o Paraná rebaixado para a Série B.

+ Lembra dele? O professor do Cefet que se tornou presidente do Paraná Clube

Foi em sua gestão também que o Tricolor reformou a Vila Capanema, com o projeto ‘Vila Tá na Hora‘, quando o estádio foi revitalizado, em 2006, e, desde então, se tornou a casa do time novamente.

Ligação histórica com o Paraná Clube

Antes de ser presidente paranista, o professor Miranda esteve no mesmo posto, mas pelo Colorado, um dos clubes que originaram o Paraná Clube, em 1985. Depois, seguiu como dirigente e conselheiro do clube, inclusive na fusão com o Pinheiros.

+ Araucária x Paraná Clube: escalações, onde assistir e ficha técnica

Depois, se tornou o sétimo mandatário do time paranista, sucedendo Ênio Ribeiro de Andrade e sendo substituído por Aurival Correia.

Mandato em meio a polêmicas

O final da gestão de Miranda em 2007 ficou marcado por polêmicas. Além do rebaixamento, o ex-presidente chegou a ser afastado do Tricolor por conta de negociações mal explicadas, especialmente do meia Thiago Neves, que gerou uma dívida gigantesca.

+ Siga nosso canal no YouTube! O Esporte Banda B tá on!

Em 2007, o Paraná Clube não repassou a parte dos valores ao empresário Léo Rabello, que acionou o Tricolor na Justiça. O montante chegou a custar R$ 36 milhões e somente em 2017 as partes chegaram a um acordo, em um valor que foi fechado em R$ 4,5 milhões.

Porém, a veda em 2007 foi fechada em R$ 3,9 milhões. Em meio a disputas judiciais e correção de valores, a saída de uma das maiores revelações paranistas acabou se tornando em prejuízo.

Professor Miranda - Paraná Clube
O professor José Carlos de Miranda presidiu o Paraná Clube na conquista do Paranaense 2006 e Libertadores do ano seguinte. Foto: Reprodução/ Facebook

📲 O Google pode parar de mostrar o portal Banda B. Clique aqui para ver nossas notícias.