(Rui Santos/Paraná Clube)

Mais da metade dos jogadores que fazem parte do elenco do Paraná Clube ainda não disputaram uma edição da Série B do Campeonato Brasileiro. O grupo paranista deve ainda receber reforços, mas dos 33 atletas que fazem parte atualmente do time tricolor, 19 nunca disputaram a segunda divisão da competição nacional, ou seja, 57% dos atletas não jogaram o torneio até então.

O setor do Paraná Clube que conta com mais jogadores “experientes em Série B” é o ataque. Ao todo, quatro atacantes já jogaram a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Raphael Alemão, Rodrigo Rodrigues, Gustavo Mosquito e Marcelo já tiveram experiência na Série B do Brasileirão.

Além deles, os goleiros Alisson e Marcos, o lateral-esquerdo Juninho, os zagueiros Thales e Fabrício, os volantes Jhony Douglas, Gabriel Kazu e Luan, além dos meias Guilherme Biteco e Renan Bressan já jogaram a segunda divisão. Biteco e Jhony Douglas, inclusive, estiveram no elenco do Paraná que garantiu o acesso na edição de 2017 da segundona.

Por outro lado, do atual elenco, o Paraná Clube terá 19 estreantes na Série B do Campeonato Brasileiro. Muitos jogadores, por terem subido das categorias de base, poderão disputar a segunda divisão pela primeira vez. Casos do zagueiro Guilherme Lacerda, dos volantes Bruno e Carlos Dias, dos meias Thiago Alves e Kennidy.

Com exceção do meia Guilherme Biteco, confirmado oficialmente como reforço em abril, os outros novos reforços do Paraná Clube ainda não disputaram a segunda divisão. Assim, os laterais Toninho e Jean Victor, os zagueiros Salazar e Hurtado, além do atacante Bruno Gomes terão a oportunidade de jogar a Série B pela primeira vez com a camisa paranista.

Também poderão jogar pela primeira vez a segunda divisão do Campeonato Brasileiro em 2020 o goleiro Filipe Santos, o lateral-direito Paulo Henrique, o volante Kaio, os meias Dudu, Michel e Gabriel Pires, e os atacantes Andrey e Keslley. Os dois últimos, inclusive, já disputaram a Série A do Brasileirão, mas poderão jogar a Série B pela primeira vez.