O Paraná Clube já sabe quando entra em campo na Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense. Na tarde desta terça-feira (14), representantes dos dez clubes que disputarão o torneio se reuniram para o arbitral, na sede da Federação Paranaense de Futebol (FPF). A reunião definiu a fórmula de disputa e as datas da competição.

Na atual edição, as seguintes equipes vão em busca do acesso à elite do estadual: Iguaçu, Andraus, Apucarana, Araucária, Laranja Mecânica, Grêmio Maringá, Patriotas, PSTC e Toledo. Um dos participantes, o União-PR perdeu o prazo de inscrição, e a FPF convidou o Araucária para disputar o campeonato. O clube de Francisco Beltrão alegou falta de recursos.

Conforme o previsto, a Série Prata terá início no dia 30 de abril. O término, com a realização da grande final, está marcado para 23 de julho. Além disso, o arbitral definiu que todos os jogos serão realizados em finais de semana. Os clubes participantes poderão inscrever novos atletas até 16 de junho, sem limite de jogadores.

A fórmula de disputa será a mesma do ano passado. Os dez clubes se enfrentam em um turno único e os quatro melhores classificados avançam para as semifinais. Nessa fase, assim como na final, os duelos terão ida e volta, com a vantagem do mando para os melhores posicionados. Os dois finalistas garantem vaga na primeira divisão do Paranaense. Os dois piores da competição estarão rebaixados à terceira Divisão.

Paraná Clube punido na Divisão de Acesso

Vale lembrar que o Paraná Clube disputará cinco jogos com portões fechados na Vila Capanema – ou seja, toda primeira fase. O Tricolor recebeu a punição do Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR) após as cenas de pancadaria no jogo do rebaixamento em 2022, contra o União. O clube ainda entrou com um recurso para redução de pena, mas o pedido foi rejeitado.

Paraná Clube jogará a Divisão de Acesso em 2023
Tricolor será um dos 10 participantes. Foto: Robson Mafra/AGIF/Estadão Conteúdo