América x Paraná durante partida entre América e Paraná. (Mourão Panda / AFC)

Paraná Clube saiu derrotado neste sábado (12) da Arena Independência por 1 a 0 para o América Mineiro, em jogo válido pela 28ª rodada da Série B. Com gol solitário de Clayson, Tricolor viu escapar o ponto de empate que poderia ser importante para a sequência. Com o resultado, o Paraná fica com 29 pontos e agora entra na zona de rebaixamento na 17ª colocação. Já o América Mineiro continua na vice liderança, mas encosta na Chapecoense com 53 pontos.

O próximo adversário do Paraná Clube é o CRB, em um confronto direto, na quinta-feira (17), no Rei Pelé em Maceió, às 21h30. A equipe de Alagoas está na 13ª colocação com 34 pontos e vem de uma sequência de cinco jogos sem vencer.

O jogo

Nos minutos iniciais as duas equipes mostraram que a estratégia seria jogar no erro do adversário. O Paraná, um pouco mais fechado do que o comum, buscava espaços para a ligação rápida e transição, mas não chegava com perigo ao gol.

Aos 18 minutos, o América Mineiro chegou com o levantamento dentro da área e a cabeçada de Rodolfo, que mandou certeiro, mas o goleiro Renan fechou o espaço e fez defesa segura, evitando a abertura do placar.

Com uma zaga mais fechada, o Tricolor segurou as investidas do Coelho, e ainda criou com Thiago Alves e Andrew, mas o toque final não acontecia. Para a segunda etapa, Gilmar Dal Pozzo manteve o mesmo elenco e buscava o jogo de transição rápida e aproveitamento de contra-ataque.

A criação das duas equipes era eficaz, mas o toque final não estava encaixando. O treinador paranista inclusive tirou Andrew para a entrada de Bruno Gomes, atacante que fez bons jogos pelo Paraná antes da má fase sem gols da equipe.

Até os 30 minutos do segundo tempo, quando Ademir subiu pela direita, passou por Hurtado e lançou para o meio da área. Calyson chegou sozinho e bateu de primeira, sem chances para o goleiro Renan defender.

A pressão mineira continuou e Ademir criava bastante pelo lado direito, mas a zaga paranista conseguia segurar. Na tentativa de Higor Meritão aos 40 minutos, o chute forte e certeiro acabou parando no goleiro Cavichioli. No minuto seguinte o camisa dez do Paraná Clube arriscou de novo, mas a bola parou nas mãos do arqueiro mineiro outra vez.

Aos 48 minutos, Kaio criou outra chance para o Tricolor, mas parou no goleiro do América, que pegou a bola com efeito. Na luta para criar, os minutos finais fora de pressão paranista, mas o toque final não aconteceu e o América saiu vencedor do confronto.

 

FICHA TÉCNICA
AMÉRICA MINEIRO 1X0 PARANÁ CLUBE

Data: sábado, 12 de dezembro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Horário: 18h30
Árbitro: Vinícius Gomes do Amaral (RS)
Cartão Amarelo: Flávio e Calyson (AMG); Luan, Rafael Lima, Hurtado, Bruno Gomes e Gabriel Pires (PRC)
Gol: Calyson

América Mineiro: Matheus Cavichioli; Daniel Borges, Messias, Anderson e João Paulo (Joseph); Flávio (Sabino), Léo Gomes (Sávio) e Calyson; Ademir, Felipe Azevedo (Felipe Augusto) e Rodolfo (Léo Passos).
Técnico: Lisca

Paraná Clube: Renan; Paulo Henrique, Rafael Lima, Luan e Hurtado (Jean Victor); Jhony Douglas, Karl (Kaio), Higor Meritão e Thiago Alves; Andrew (Bruno Gomes) e Andrey (Gabriel Pires)
Técnico: Gilmar Dal Pozzo