PR – PARANAENSE – PARANA X CORITIBA – ESPORTES – Técnico Alan Aal , do Paraná Clube durante a partida válida pelo Campeonato Paranaense 2020 no Estádio Durival Britto em Curitiba neste domingo, (26). Foto: Geraldo Bubniak /AGB

O Paraná Clube não escondeu de ninguém desde o início da temporada que, especialmente a disputa do Campeonato Paranaense seria utilizada para a avaliação do elenco visando a sequência da temporada. Depois de 14 partidas disputadas, sendo 11 pelo Estadual e três pela Copa do Brasil, o técnico Allan Aal utilizou nada menos do que 31 jogadores, ou seja, quase três times completos durante o ano até agora.

Dos jogadores que mais vezes vestiram a camisa do Paraná em 2020 foram o zagueiro Thales e o volante Kaio, com 11 jogos cada. Seguem a lista o zagueiro Fabrício, o lateral-esquerdo Juninho e o atacante Raphael Alemão, com nove participações cada.

O setor mais carente do time paranista, o ataque teve maior rotatividade neste começo de temporada. Foram nove jogadores diferentes utilizados no setor ofensivo do Tricolor. Nele, os que mais entraram em campo foram o atacante Raphael Alemão, com dez jogos, além de Andrey, Gustavo Mosquito, Marcelo e Rodrigo Rodrigues, que disputaram nove partidas com a camisa tricolor.

A meta do Paraná também teve uma rotatividade alta considerada para a posição. Três goleiros assumiram o gol do Tricolor em 2020. Começou com Alisson, titular da equipe. Diante da lesão do arqueiro, Marcos assumiu e fez seis partidas. Por último, Filipe Santos estreou pelo time paranista na última rodada do Campeonato Paranaense contra o Toledo quando todo o time titular foi poupado.

A zaga do Paraná teve apenas quatro jogadores que entraram em campo até agora. Os zagueiros Thales e Fabrício, titulares absolutos da defesa, só não atuaram quando foram poupados e estavam suspensos. Assim, deram oportunidade também para os zagueiros Everson e Fernando Timbó.

Nas laterais, cinco jogadores foram usados. No entanto, o volante Bruno atuou em algumas oportunidades improvisado na lateral-direita. Além dele, na direita jogaram Rafael França e Paulo Henrique, e na esquerda Juninho e Hulk.

No setor de contenção do Paraná, apesar do técnico Allan Aal ter definido a dupla titular com os volantes Carlos e Kaio, outros quatro jogadores foram testados: Bruno, Jhony Douglas, Gabriel Kazu e Kriguer. Em algumas oportunidades, o meia Michel também foi deslocado para a função.

No setor de criação, poucas mudanças. Na verdade, a rotatividade maior foi entre os meias Thiago Alves, Michel e Renan Bressan. Robson e Dudu também atuaram em algumas oportunidades e não conseguiram se firmar entre os titulares do time paranista.