Helbert com seus empresários Ruan Stefankowski e Jean Stefankowski. (Divulgação)

A pandemia do novo coronavírus não atrapalhou apenas o cronograma do time profissional do Paraná. As categorias de base do clube, assim como em todo o país, foram ainda mais prejudicadas, com a impossibilidade da realização de treinos presenciais, que já ocorrem entre o elenco principal. Neste panorama, muitos atletas tem buscado conforto no departamento psicológico do clube, como é o caso do jovem atacante Helbert, de 18 anos.

A promessa paranista tem conciliado as atividades online, promovidas pela comissão técnica, com conversas remotas com Juliane Bassetto, psicóloga da base do Tricolor. “Essa pandemia nos afetou bastante, porque todos estávamos esperando muito dessa temporada, empolgados com as competições. Eu cheguei ao Paraná no fim do ano passado e tinha muita expectativa de entrar em campo. Com a paralisação, temos feito os treinos online e o clube tem fornecido um trabalho psicológico também, que é muito importante. O nosso objetivo tem sido não focar apenas na parte ruim dessa pandemia, pois acabaríamos desanimados”, afirmou em entrevista à Banda B.

Helbert, que afirma ser um atacante com características para atuar nos lados do campo, também destacou que, no caso dos atletas em formação, a parada é ainda mais nociva, já que muitos aguardavam a promoção ao time principal do Paraná. “Querendo ou não, é um ano perdido em muitos sentidos. Não é o meu caso ainda, porque tenho uma temporada ainda pelo sub-20, mas muitos estão no último ano de base e já aguardavam estar no ‘time de cima’, o que é bem decepcionante”, lamenta o jogador, que antes do Paraná, teve passagens por Foz do Iguaçu e Coritiba.

Copa São Paulo

De olho no futuro, Helbert já visa Copa São Paulo de Juniores de 2021, competição que pode credenciá-lo a ser um novo ‘Carlos Dias’, destaque do Paraná, que logo após o torneio de base foi promovido ao elenco comandado pelo técnico Allan Aal.

“A Copa São Paulo é muito importante porque serve como ‘escala’ para o time principal. Muitos atletas subiram para o profissional nessa temporada e são uma grande inspiração para nós que estamos começando. Eu estou bem motivado para mostrar o meu valor”, finalizou.