Coritiba e Paraná estão na briga por vaga na Série A. (Geraldo Bubniak/AGB)

Coritiba e Paraná seguem embolados em uma disputa de mais de 10 equipes pelas quatro vagas na Série A do Campeonato Brasileiro de 2020. Em entrevista à Banda B, o matemático Tristão Garcia, do site Infobola, deu uma notícia importante para os dois times: o número mágico para o acesso caiu de 63 para 62 pontos.

“Houve modificação para melhor. O número que garante presença na Série A reduziu para 62 pontos e 45 pontos para escapar. 62 pontos são suficientes para um time subir para a Série A, sem depender de critério de desempate, dos adversários e da sorte. Pode até subir com menos, mas vai depender dos outros e da sorte. Mas o quinto colocado vai fazer 61 pontos no máximo”, explicou o matemático.

Portanto, o Coritiba, que é o quarto colocado, com 49 pontos, precisa somar mais 13 nos 21 pontos em disputa para garantir a vaga na Série A sem depender de ninguém. Nas últimas sete rodadas da Série B, o Coxa joga três vezes contra Bragantino, Sport e Oeste e outras quatro como visitante diante de Botafogo-SP, Figueirense, Brasil de Pelotas e Vitória. Segundo o Infobola, o time coxa-branca tem 45% de chances de subir.

E o Paraná, que já jogou na 32ª rodada, venceu o Londrina por 1 a 0 e é o sexto colocado, com 47 pontos, tem seis jogos e precisa de mais 15 pontos para atingir o número mágico. Nas seis partidas restantes, o Tricolor joga três vezes na Vila Capanema contra Vitória, São Bento e Botafogo-SP e outras três como visitante diante de América-MG, Atlético-GO e Criciúma. De acordo com o Infobola, a equipe paranista tem 14% de chances de conquistar o acesso.