Atlético e Coritiba se enfrentam neste domingo na Arena da Baixada (Geraldo Bubniak/AGB/Divulgação/Coritiba)

Em um contraste diferente do compromisso pelo primeiro turno, a dupla Atletiba tem um novo encontro neste domingo (10), às 11h, na Arena da Baixada, pelo returno do Campeonato Brasileiro. Brigando por uma vaga no G6, o Atlético recebe o ameaçado Coritiba, que vê no clássico uma oportunidade de se reabilitar na competição. Panorama diferente do confronto derradeiro, quando o Coxa brigava na parte de cima e o Furacão se encontrava entre os últimos.

Com os dois treinadores escondendo o jogo e fazendo mistério acerca da escalação, as duas equipes terão retornos e novidades para a partida. Do lado rubro-negro, o zagueiro Thiago Heleno deverá ser a grande surpresa. O defensor, que não atua desde o jogo contra o Bahia, há quase um mês, está à disposição e deve aparecer entre os titulares para formar dupla com Paulo André. Outro retorno é do lateral-direito Jonathan, que está recuperado de lesão na coxa e assume novamente a titularidade.

Sem revelar a escalação, o técnico Fabiano Soares confessou que já tem a equipe que deverá mandar a campo definida em mente. “Eu tenho bem claro quem vai jogar, mas logicamente não vou facilitar a vida do Marcelo [Oliveira], e ele tampouco vai facilitar a minha. No jogo contra o Flamengo, tive três baixas inesperadas, que foram o Thiago [Heleno], o Jonathan e o Lucho. Pode acontecer tudo, mas se não tivermos nenhuma lesão, eu tenho bem claro”, afirmou.

Com três voltas, a grande novidade no Coritiba é o retorno do atacante Kleber. Liberado após cumprir 11 jogos de suspensão, o artilheiro da equipe na temporada retorna ao time no clássico. Outros que retomam a titularidade são o lateral-direito Léo e o zagueiro Werley, ambos recuperados de lesão e que ficam à disposição. Em contrapartida, o Alviverde terá cinco ausências. O zagueiro Márcio, o meia Anderson e o atacante Alecsandro cumprirão suspensão automática, enquanto o volante João Paulo e o atacante Henrique Almeida foram vetados pelo departamento médico e também desfalcam.

Retornando ao time, o Gladiador analisou o momento ruim do time com a sua ausência e projeta a recuperação dentro do Brasileirão. “Estou feliz em poder voltar e ajudar o Coritiba de novo. Acho que a gente teve uma fase difícil, independente de eu estar ou não, acho que não tem uma coisa a ver com a outra. Lógico que os números não mostram isso, mas eu particularmente acho que foi uma fase ruim que tivemos, desaprendemos a jogar como vinha jogando. Espero que a gente volte a ter os resultados que tivemos no começo do campeonato”, disse.

O clássico Atletiba acontece na manhã deste domingo (10), às 11h, na Arena da Baixada, em duelo válido pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Reencontro em situações distintas

Quando as duas equipes se enfrentaram no primeiro turno, o Coritiba venceu por 1 a 0, assumiu a terceira colocação do Campeonato Brasileiro e deixou o arquirrival na penúltima colocação da competição. Agora, a história é diferente. Depois do primeiro clássico, o Coxa somou apenas 15 pontos na competição e está a apenas um da zona de rebaixamento, na 15ª colocação da competição. Já o Furacão, que estava na área de descenso, conseguiu se recuperar. No pós-Atletiba, o Rubro-Negro somou 29 pontos e se encontra na 8ª posição, próximo do G6.

Jogo será o primeiro com 100% de biometria no Brasil

Fora dos gramados, o clássico Atletiba protagonizará novamente algo inédito no futebol brasileiro. Com todos os torcedores que irão à Arena da Baixada cadastrados, o encontro de Atlético e Coritiba será o primeiro jogo 100% biométrico do país. O sistema consiste em cadastro da impressão digital de todos que forem ao estádio, dando mais segurança e facilitando na identificação em eventuais confusões que possam ocorrer. Mesmo com reclamações de alguns torcedores, a iniciativa é pioneira e deve incentivar mais clubes do Brasil.

Prováveis times

Atlético: Weverton; Jonathan, Thiago Heleno, Paulo André e Fabrício; Esteban Pávez, Matheus Rossetto (Eduardo Henrique) e Guilherme; Nikão, Sidcley e Ribamar.
Técnico: Fabiano Soares.

Coritiba: Wilson; Léo, Walisson Maia, Werley e William Matheus; Jonas, Galdezani, Alan Santos e Rafael Longuine; Rildo e Kleber.
Técnico: Marcelo Oliveira.

 

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO X CORITIBA

Local: Arena da Baixada, Curitiba (PR).
Data: Domingo, 10 de setembro de 2017.
Horário: 11h.
Árbitro: Anderson Daronco (RS).
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Elio Nepomuceno de Andrade Júnior (RS).