Um dos jogadores mais experientes – para não dizer o com maior identificação – no Coritiba, o volante Willian Farias não tem a sua permanência garantida para 2024. O contrato do atleta de 34 anos vai até o final do ano que vem, mas uma negociação não está descartada.

Por um lado, a manutenção do atleta seria importante. Cria da base coxa-branca, ele já tem três acessos na carreira. Duas pelo próprio Alviverde, em 2010 e 2021, além de ter subido com o Sport, em 2017. Tem o perfil de Série B, algo que a diretoria tem buscado no mercado. Sem contar que é o capitão da equipe.

Porém, até agora não foi comunicado se está nos planos ou não. Alguns times, especialmente da Série A, procuraram Willian Farias e o próprio Coritiba, que não colou empecilhos para uma eventual negociação, desde que a proposta seja boa para todas as partes.

Coritiba vai reformulando setor do meio-campo

Wilian Farias disputou 27 partidas em 2023, perdeu boa parte do Brasileirão por conta de uma lesão muscular que o afastou dos gramados por três meses. Voltou a ser opção no final de setembro e depois só não jogou quando esteve suspenso. Inclusive, foi titular nas duas últimas partidas do ano, já sob o comando do técnico Guto Ferreira, que demonstrou querer contar com o volante, até pela liderança que tem.

No entanto, o setor é o que mais vendo sendo modificado pela diretoria. Até aqui, já chegaram Arilson e Vini Paulista, enquanto Bruno Gomes e Andrey também podem ser negociados. O único que tem permanência garantida é Matheus Bianqui, que teve seus direitos comprados junto ao Maringá.

A grande questão é que as peças mais experientes estão saindo. Foi assim com o zagueiro Henrique e também podem acontecer com o zagueiro Kuscevic, o lateral-esquerdo Victor Luis e Willian Farias, o que faria o grupo contar basicamente com o goleiro Gabriel e os atacantes Robson e Slimani como os mais velhos.

Willian tem mais de 250 jogos e marcas importantes

Willian Farias começou a carreira no próprio Coritiba, estreando como profissional em 2009 e ficando até 2014, quando foi negociado com o Cruzeiro. Depois, passou por Vitória, São Paulo, Sport e Hatta Club, dos Emirados Árabes Unidos, até voltar para o Coxa, em 2021.

No total, são 256 partidas com a camisa alviverde, com três gols marcados, sendo um deles na final da Copa do Brasil de 2011, na vitória por 3×2 sobre o Vasco, no Couto Pereira. Na ocasião, o torneio ainda tinha o gol fora como critério de desempate, o que foi decisivo para o time carioca ficar com o título.

Nestas duas passagens, conquistou o Paranaense cinco vezes (2010, 2011, 2012, 2013 e 2022) uma vez a Série B (2010), além dos acessos e mais uma final da Copa do Brasil, em 2012, contra o Palmeiras.

Willian Farias, em ação em Coritiba x Corinthians
Willian Farias terminou 2023 como titular e capitão do Coxa. Jogador agrada Guto Ferreira pelo perfil e liderança. Foto: Gabriel Thá/Coritiba