Por Pedro Melo 

Bill marcou dois gols na última vitória do Coxa por 3 a 0 no clássico. (Geraldo Bubniak/Futebolparanaense.net)Bill marcou dois gols na última vitória do Coxa por 3 a 0 no clássico. (Geraldo Bubniak/Futebolparanaense.net)

O Coritiba tem uma dura missão neste domingo (08) para ficar com o título do Campeonato Paranaense. Para garantir a taça ainda no tempo normal, precisa golear o maior rival por quatro ou mais gols de diferença e uma vitória por três gols de diferença leva a decisão para os pênaltis.

A última vez que o Coxa venceu o maior rival por um resultado que não dá o título para o Rubro-Negro nos 90 minutos foi no dia 24 de abril de 2011 quando ganhou por 3 a 0 em plena Arena da Baixada e chegou, na ocasião, a 21ª vitória consecutiva. Na ocasião, o atacante Bill marcou os dois primeiros gols e Leonardo fechou o placar elástico.

O zagueiro Manoel, do Atlético, deixou a situação de sua equipe complicada logo aos oito minutos quando foi expulso de campo. Antes do intervalo, o Coxa já abriu dois gols de vantagem. Primeiro, Bill aproveitou vacilo da defesa para deixar sua marca e depois, o atacante novamente apareceu no ataque e marcou um belo gol de fora da área.

Na segunda etapa, o Furacão tentou pressionar com as entradads de Madson e Adaílton, mas quase no apito final, o Alviverde liquidou a partida. Leonardo recebeu grande lançamento de Edson Bastos e teve calma para deslocar o goleiro Renan Rocha.

Já a última goleada coxa-branca aconteceu justamente no Couto Pereira, palco da decisão deste domingo, aconteceu em 1995 por 5 a 1, em partida válida pela Série B do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o grande destaque foi o atacante Brandão, que marcou três vezes. O meia Jetson e o zagueiro China, contra, fecharam o placar, enquanto, Pádua descontou para o Atlético.