O deputado estadual Anibelli Neto (MDB) protocolou um projeto de lei na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) que reconhece oficialmente o Coritiba como patrimônio histórico, cultural e imaterial do estado do Paraná. 

+ Confira todas as notícias do Coritiba no portal da Banda B!

Na justificativa do projeto, o deputado cita, entre os marcos do clube, o título de campeão brasileiro de 1985, a Fita Azul Internacional de 1972, o Torneio do Povo de 1973, a Taça Akwaba de 1983 e outras conquistas.

+ Coritiba lança camisa com detalhe sensorial no símbolo em homenagem ao outubro rosa

“O Coritiba representa mais que um time de futebol, é um patrimônio da cultura e da história do Paraná, que carrega valores, símbolos e tradições que fazem parte da nossa identidade”, afirma o parlamentar.

O vínculo do estado com o Coritiba

Anibelli Neto também ressalta que o escudo do clube, com o globo terrestre, as iniciais “CFC” e as cores verde e branca, simboliza o vínculo com a bandeira e com os elementos naturais do Estado, como os pinhões e a araucária, árvore símbolo do Paraná.

+ Zagueiro que deu tapa no rosto de lateral do Coritiba é demitido por clube

Reconhecer o Coritiba como patrimônio imaterial é uma forma de eternizar sua contribuição para a cultura paranaense e valorizar sua história de mais de um século com o reconhecimento público e oficial dos Poderes constituídos do estado à identidade e formação do clube, lá do alto de tantas glórias”, afirmou.

+ Siga nosso canal no YouTube! O Esporte Banda B tá on!

A proposta segue agora para análise nas comissões temáticas da Assembleia Legislativa antes de ser votada em plenário.

Couto Pereira, estádio do Coritiba
Projeto ressalta importância da história do Coxa. Foto: Geraldo Bubniak/AGB