Coritiba tem 17 jogadores sem contrato para 2020. (Max Haack/Agência Haack)

Com o calendário definido depois de conquistar o acesso para a primeira divisão, a diretoria do Coritiba deve começar, nessa semana, a definir os rumos do elenco para a próxima temporada. Do elenco que garantiu a terceira posição na Série B do Campeonato Brasileiro deste ano, nada menos do que 17 jogadores têm seus contratos com o clube se encerrando ao final de 2019, sendo nove titulares.

O primeiro passo, na verdade, será definir duas renovações importantes. O executivo de futebol Rodrigo Pastana também tem seu contrato acabando neste ano e depende de uma conversa para permanecer no clube. Além dele, o técnico Jorginho também vai negociar sua renovação com o Coxa. O treinador já demonstrou o interesse de comandar o Verdão em 2020.

Dos nove jogadores que são titulares, em alguns casos o Coritiba terá que negociar com os clubes que eles foram emprestados. Casos do goleiro Alex Muralha, que pertence ao Flamengo, do zagueiro Sabino, que está emprestado pelo Santos, do volante Matheus Sales, do Palmeiras e do meia Juan Alano, do Internacional.

Já os casos do lateral-direito Diogo Mateus, do lateral-esquerdo William Matheus, do volante Serginho, do meia Giovanni e do atacante Robson, as permanências não dependem de acordos com outros clubes. Destes, Giovanni, líder de assistências do Verdão na Série B com sete passes para gols, já manifestou o interesse de ficar no Coritiba na próxima temporada e sua renovação pode ser encaminhada nos próximos dias.

Além deles, os laterais, Felipe Mattioni, Patrick Brey e Fabiano, o zagueiro Walisson Maia, além dos atacantes Rodrigão – que foi afastado do elenco-, Wanderley, Kelvin e Lucas Tocantins também têm seus vínculos com o Coritiba se encerrando neste ano.

Por outro lado, 18 jogadores têm contrato vigente com o Coritiba para a próxima temporada. O goleiro Wilson deve retornar de empréstimo do Atlético-MG. A maioria desses atletas são jogadores mais jovens e que são oriundos das categorias de base. Casos do goleiro Rafael Martins, dos zagueiros Geovane, Thalisson Kelven e Romércio, dos volantes Vitor Carvalho, Julio Rusch e Luiz Henrique, dos meias Thiago Lopes e Matheus Bueno, além dos atacantes Nathan e Igor Jesus.

Confira os jogadores que têm contrato com o Coritiba

Goleiros: Wilson, Rafael Martins
Defensores: Sávio, Rafael Lima, Geovane, Nathan Ribeiro, Thalisson Kelven e Romércio
Meias: Julio Rusch, Thiago Lopes, Luiz Henrique, Vitor Carvalho, Matheus Bueno
Atacantes: Iago Dias, Nathan, Igor Jesus, Welissol e Rafinha

Confira os jogadores que têm seus contratos acabando em 2019

Goleiro: Alex Muralha
Defensores: Sabino, Diogo Mateus, Felipe Mattioni, Patrick BRey, Fabiano, William Matheus e Walisson Maia
Meias: Matheus Sales, Giovanni, Juan Alano e Serginho
Atacantes: Rodrigão, Wanderley, Kelvin, Robson e Lucas Tocantins