Coritiba conquistou o Brasileirão de 1985. (Divulgação)

O Coritiba levantou o troféu do Campeonato Brasileiro na madrugada do dia 01º de agosto de 1985, após derrotar o Bangu nos pênaltis. Depois de 35 anos, você lembra como era o mundo na ocasião? A Banda B recorda momentos históricos que aconteceram em 1985.

Ano importante no automobilismo brasileiro

O dia 21 de abril de 1985 ficou marcado pela primeira pole e vitória de Ayrton Senna, considerado um dos grandes nomes da história do esporte brasileiro, na Fórmula 1. Em julho, Nelson Piquet ganhou o GP da França e Emerson Fittipaldi conquistou a primeira vitória de um brasileiro na Fórmula Indy.

Russo se tornou o mais jovem campeão mundial de xadrez

O enxadrista Garry Kaspanov se tornou aos 22 anos o mais jovem campeão mundial de xadrez. Em novembro de 1985, o russo derrotou Anatoly Karpov.

Fim da Ditadura Militar

A Ditadura Militar no Brasil, que durou 21 anos, terminou no dia 15 de março de 1985. Tancredo Neves (PMDB-MG) foi eleito o presidente pelo Colégio Eleitoral, ainda em eleição indireta ao derrotar o candidato Paulo Maluf. A chapa de Neves com o vice José Sarney foi formada após a derrota no Congresso, em abril de 1984, da emenda Dante de Oliveira, que previa eleições diretas para a presidência.

Morte do presidente Tancredo Neves

Na véspera da posse, em 14 de março de 1985, o presidente eleito Tancredo Neves foi internado em estado grave, no Hospital Base de Brasília. Depois de sete cirurgias em Brasília e São Paulo, ele faleceu no dia 21 de abril de 1985. O vice José Sarney assumiu como o presidente após a Ditadura Militar.

Estreia do Rock in Rio

A primeira edição do Rock in Rio aconteceu entre os dias 11 e 20 de janeiro de 1985. O festival recebeu um total de 1 milhão e 380 mil espectadores, e contou com bandas conhecidas como Queen, Iron Maiden, AC/DC, Scorpions e Barão Vermelho, além de cantores como George Benson, James Taylor e Rod Stewart.