O Santos informou que entrou com uma ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta quarta-feira (20) para anular a derrota por 3×0 sofrida para o Coritiba, no último domingo (17). Tudo por conta da, ainda, mal explicada substituição de Neymar. Porém, fica claro que o Peixe está tentando ‘esconder’ a incompetência apresentada em campo e tentar se beneficiar de algo incabível em uma partida em que transformaram em um festival de homenagens a Neymar, mas esqueceram de avisar o adversário.

Neymar conversa com César Sampaio em Santos x Coritiba, pelo Brasileirão
Neymar conversa com César Sampaio. Auxiliar teu o aval para arbitragem confirmar substituição. Foto: Raul Baretta/Santos

A começar pelo fato de que a confusão ocorreu aos 19 minutos do segundo tempo, quando o Coxa já vencia por 3×0 e poderia até ter construído uma goleada histórica. Na nota, o Peixe até cita que o que está em discussão “não é performance técnica ou resultado do jogo, mas a defesa da instituição e das regras da FIFA”, mas é muito cômodo levar um passeio em campo e aí quando o jogo está definido se apegar a algo que pode mudar todo o cenário.

+ Confira todas as notícias do Coritiba no portal da Banda B!

Ou, de fato, alguém acredita que se Neymar tivesse ficado em campo o resultado seria outro? O camisa 10 iria, do nada, criar jogadas, fazer três gols e buscar a reação santista? Tudo isso em 25 minutos, sendo que não fez em pouco mais de 65. O próprio time santista já estava entregue em campo e pareceu ter aproveitado a situação para criar a polêmica.

Santos se apega em erro que ele mesmo ajudou a acontecer

Afinal, diversos fatores levam à indecisão de quem realmente é o culpado pela lambança. A prova de que no papel estava escrito que quem sairia era o número 31, Escobar, e não o 10, Neymar, já mostra que a arbitragem tem sua responsabilidade, seja o quarto árbitro, Bruno Mota Correia, ou o delegado, Guilherme Zangari da Rocha, ou qualquer outro.

+ Coritiba já supera campanhas históricas fora de casa e se aproxima de marca recorde no Brasileirão

Porém, pelos relatos, o auxiliar-técnico do Santos, César Sampaio, foi questionado duas vezes se quem sairia seria mesmo Neymar. Há, inclusive, imagens que mostram essa conversa e o próprio ex-volante olhando para a placa de substituição, assim como Robinho Jr., que entrou no lugar de Neymar. E certamente foi passada a instrução para ele de quem iria sair. Quer dizer, todo mundo viu o erro acontecendo e ninguém se manifestou? Esperaram o jogo reiniciar para iniciar o protesto?

+ Pedro Rangel mira Coritiba na parte de cima da tabela em duelo direto: “Torcida tem peso grande”

Mais do que isso, após o jogo, o próprio Neymar afirmou que estava sentindo um incômodo na panturrilha e que iria sair para se preservar e não agravar o problema, já pensando na convocação para a Copa do Mundo. Só que, logo depois, foi avisado que Escobar estava com muitas dores e, então ele que iria sair. Ou seja, inicialmente Neymar seria substituído, mas aí não tinha papel com a 10. Só depois fizeram com a 31, o que pode inocentar a arbitragem do erro.

Soma-se a isso o fato de o ex-árbitro e atualmente comentarista da RECORD, Sálvio Spínola, ter explicado que o erro, embora seja da arbitragem, a papeleta não faz parte da regra e que, mesmo assim, o resultado do jogo já estava sacramentado e que isso não interferiu no resultado.

Santos só pensou em manter Neymar no holofote contra o Coritiba

A verdade é que o Santos preparou todo um cenário para o jogo de despedida de Neymar às vésperas da convocação de Carlo Ancelotti. Tudo girava em cima do atacante, que chegou até a chorar na hora do hino nacional. Só que, em campo, não jogou nada, nem ele e nem o time viram a cor da bola, e sim o Coritiba ser gigante e Breno Lopes ter um dia de atleta de seleção.

+ Convocado para a Copa do Mundo, por que Matheus Cunha nunca jogou pelo Coritiba?

Pode ter sido um erro a substituição? Pode, tanto do Peixe, quanto da arbitragem. Mas o show que foi feito em cima disso, evidenciou ainda mais o jogador e ofuscou o péssimo desempenho do Santos, que se encontra à beira da zona de rebaixamento e jogando mal frequentemente. Anular uma derrota seria a oportunidade de ter uma chance extra de somar três pontos.

⚽Confira a tabela completa do Brasileirão e os jogos das próximas rodadas!

Tudo isso sendo ligado pode até ter sido uma estratégia proposital da equipe santista de se criar um erro premeditado, manter Neymar nos holofotes, querendo mostrar vontade de seguir em campo, mesmo sabendo que poderia forçar um problema muscular e esconder uma derrota humilhante, que ficou em segundo plano. Como disse o técnico Fernando Seabra, um verdadeiro circo montado na Neo Química Arena.

📲 O Google pode parar de mostrar o portal Banda B. Clique aqui para ver nossas notícias.