Foto: Divulgação/Coritiba

Há doze anos, no dia 20 de abril de 2008, o Coritiba derrotava o Paraná Clube, por 2×0, na Vila Capanema, e se classificava para a final do Paranaense. Os dois gols foram marcados poe Keirrison, que havia balançado as redes na vitória da partida de ida, no Couto Pereira, por 1×0. O atacante, que seria negociado com o Palmeiras meses depois, foi o artilheiro da competição, com 18 gols.

Naquela temporada, o alviverde ergueria sua 33ª taça estadual, com um gol histórico do atacante Henrique Dias na final contra o Athletico, na Arena da Baixada.

Campanha

Na primeira fase, disputada por 16 equipes, o Coritiba teve a segunda melhor campanha com 34 pontos, com onze vitórias, um empate e três derrotas. Ficou atrás apenas do Athletico, com 43 pontos. Iguaçu e Portuguesa Londrinense foram rebaixadas naquele ano.

Oito clubes classificados disputaram a segunda fase do Estadual, divididos em dois grupos de quatro times. O Coxa ficou no grupo B, com J Malucelli, Toledo e Galo Maringá. Do outro lado, no Grupo A, Athletico, Paraná, Engenheiro Beltrão e Iraty jogaram por duas vagas nas semis.

Na fase seguinte, de um lado, Paraná e Coritiba decidiram uma vaga na final, enquanto Athletico e Toledo jogaram de outro.

Contra o Tricolor, Keirisson foi o herói do Coxa, ao marcar os três gols da equipe, nas vitórias por 1×0, no Couto, e por 2×0, na Vila Capanema. O Coritiba era comandado, na época, pelo técnico Dorival Júnior, hoje treinador do Athletico.

O time do Coritiba, que entrou em campo naquele chuvoso domingo de abril, era composto por: Edson Bastos, Marcos Tamandaré (Pedro Ken), Maurício, Nenê e Jeci; Douglas Silva, Leandro Donizete (Rodrigo Mancha), Carlinhos Paraíba e Ricardinho, Thiago Silvy (Marlos) e Keirrison.

Já o Paraná, do técnico Paulo Bonamigo, teve o seguinte onze: Fabiano Heves; Daniel Marques, João Paulo e Nem (Daniel Cruz); Araújo (Rodrigo Pimpão), Goiano, Léo, Giuliano e Everton; Joelson e Fabio Luis (Ricardo Ehle).

Data: 20/04/08, domingo
Local: Estádio Durival de Britto, em Curitiba-PR
Árbitro: Evandro Rogério Roman (Fifa/PR).
Assistentes: Roberto Braatz e Sérgio Aparecido Aléssio.
Público: 11.419 pagantes
Renda: R$ 148.600
Cartões amarelos: Thiago Silvy, Rodrigo Mancha, Douglas Silva, (Coritiba); Daniel Marques, Nem, João Paulo, Joélson (Paraná)
Cartão vermelho: Daniel Marques
Gols: Keirrison, aos 43 minutos do primeiro tempo e aos 15 min do segundo tempo.

Confira o vídeo sobre a partida: