Coritiba ganhou o Brasileirão há 34 anos. (Coritiba)

*Matéria publicada em 31/07/2015, nos 30 anos do título

A maior conquista da história do Coritiba, o Campeonato Brasileiro de 1985, completa 34 anos nesta quarta-feira (31). O título da Taça de Ouro é o maior orgulho coxa-branca e a Banda B resgata a campanha histórica do Alviverde, revivendo um pouco de cada partida da equipe naquele torneio. Agradecemos ao Grupo Helênicos pela colaboração com algumas imagens que nos ajudam a ilustrar essa história.

Uma data inesquecível para qualquer torcedor do Coritiba. Em 31 de julho de 1985, o Brasil era pintado de verde e branco. Há exatos 34 anos, ninguém no país era melhor que o Coxa. Em um Maracanã lotado, o Verdão bateu o Bangu nos pênaltis e levantou o maior título de sua história.

Jogo anterior: Coritiba segura Galo com partida “abençoada” de Rafael e vai à final

Diante de todas as torcidas cariocas, que foram ao Maraca apoiar o Bangu, o Coritiba entrou em campo para escrever o capítulo mais glorioso de sua história e saiu na frente. O artilheiro Índio, que não comemorava um gol há 16 partidas, cobrou falta para abrir o placar. Mas o caminho até a conquista não foi fácil. Lulinha deixou o placar em igualdade.

Após prorrogação sem gols, tudo ficou para a decisão por pênaltis. Bola na rede de um lado, bola na rede de outro. A definição foi para as cobranças alternadas. Ado, ponta do Bangu, tentou deslocar Rafael e mandou pra fora.

Estava tudo nos pés do zagueiro Gomes. O caminho do jogador até a bola foi um dos momentos mais angustiantes e tensos que a torcida coxa-branca já viveu. Quando marcava 0h39 da madrugada de 1º de agosto, Gomes levou o pé a bola e fez a pelota beijar a rede do Maracanã. Coritiba campeão brasileiro de futebol.

Na volta a Curitiba, milhares de torcedores alviverdes receberam os heróis do título no aeroporto e “levaram” o caminhão de bombeiros com os campeões até o Couto Pereira. Há 34 anos, nada era maior que o Coxa no futebol brasileiro.

Confira os gols do título coxa-branca: