O Coritiba sofreu uma goleada do Grêmio por 5×1, na tarde deste domingo (25), na Arena do Grêmio, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Alviverde até lutou, criou oportunidades, mas não evitou uma derrota elástica. O Tricolor Gaúcho, por sua vez, confirmou favoritismo e agora é o vice-líder. Cristaldo, Villasanti, Bitello, Suárez e André Herique marcaram para os mandantes. Alef Manga, com um golaço, descontou para o Coxa.
Após um primeiro tempo equilibrado, que terminou empatado, o Grêmio voltou com apetite do intervalo e atropelou. Com muito repertório ofensivo, os gaúchos construíram o resultado com tranquilidade. O revés deixa o Coritiba na lanterna da Série A, com quatro pontos, e aumenta o jejum de vitórias para 18 jogos. O Imortal agora é o vice-líder, com 23 tentos. O Coxa volta a campo diante do Goiás, no dia 3, segunda-feira, às 20h, no estádio da Serrinha.
Coritiba sai atrás, mas reage no primeiro tempo
Sem surpresas, o Grêmio, logo de cara, começou a se instalar no campo do Coritiba. Entretanto, o Alviverde não abria mão de atacar e levou perigo pela primeira vez: Marcelino Moreno, aniversariante da tarde, mandou uma bomba e Gabriel Grando fez bela defesa. Forte na marcação, o Coxa limitou as ações do Tricolor Gaúcho e seguiu mais perto do gol, mesmo com menos posse. Natanael finalizou duas vezes, mas Grando salvou ambas as finalizações.
A resposta do Grêmio só veio aos 24 minutos. E quase foi fatal. Bruno Uvini cabeceou, Gabriel fez uma ótima defesa e, na sobra, Vina desperdiçou o rebote com o gol aberto. O Tricolor se animou e, pouco depois, o árbitro assinalou pênalti após um toque na mão de Natanael. Cristaldo bateu bem e abriu o placar na Arena do Grêmio. Quando parecia que o Alviverde iria sucumbir, a reação veio em grande estilo. Alef Manga tabelou com Marcelino Moreno e acertou um lindo chute para empatar já no final da primeira etapa. Coxa foi em bom momento para o intervalo.
Grêmio atropela na etapa final e sai com goleada
A etapa final começou da pior maneira possível para o Coritiba. Com apenas dois minutos, Suárez deu uma assistência perfeita para Villasanti marcar de cabeça: 2×1, Grêmio de novo na frente. Mais uma vez o Coxa precisou remar atrás do empate, mas, desta vez, o Tricolor não deu espaço para qualquer esperança. Já aos 8′, Bitello fez um golaço de fora da área, ampliou a vantagem e encaminhou os três pontos.
A partir daí, parecia questão de tempo até o Grêmio transformar o resultado em goleada. Vina, de cara para o gol, perdeu uma chance clara. Porém, aos 21′, a bola caiu nos pés de quem não perdoa: Suárez. O uruguaio recebeu ótimo passe de Reinaldo e bateu sem chances de defesa para Gabriel: 4×1. O resultado permitiu ao técnico Renato Gaúcho rodar o elenco e descansar os seus principais atletas. E não parou por aí. Em jogada de reservas, Nathan achou André Henrique, que fez o quinto. Antes do fim, ainda sobrou um cartão vermelho para Bruno Gomes, Coritiba. Fim de jogo: sonora goleada do Tricolor.
Ficha técnica
CAMPEONATO BRASILEIRO
1º Turno – 12ª Rodada
GRÊMIO 5×1 CORITIBA
Grêmio
Gabriel Grando; João Pedro (Lian), Bruno Uvini, Kannemann e Reinaldo (Cuiabano); Villasanti, Carballo e Bitello; Cristaldo (Nathan), Vina (Bruno Alves) e Suárez (André).
Técnico: Renato Portaluppi
Coritiba
Gabriel; Natanael (Marcos Vinicius), Jean Pedroso, Kuscevic, Bruno Viana e Jamerson; Bruno Gomes, Andrey (Matheus Bianqui) e Marcelino Moreno (Boschilia); Alef Manga e Zé Roberto (Rodrigo Pinho).
Técnico: Antônio Carlos Zago
Local: Arena do Grêmio (Porto Alegre)
Árbitro: João Vitor Gobi (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Luanderson Lima dos Santos (Fifa-BA)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (Fifa-SP)
Gols: Cristaldo aos 33′ do 1°T, Alef Manga aos 41′ do 1°T, Villasanti aos 2′ do 2°T, Bittello aos 8′ do 2°T, Suárez aos 21′ do 2°T, André Henrique aos 38′ do 2°T
Cartões amarelos: Carballo e Reinaldo (GRE); Natanael, Andrey, e Alef Manga (CFC)
Cartão vermelho: Bruno Gomes (CFC)
Renda: R$ 2.363.447,00
Público total: 37.048 torcedores