O duelo do Qatar contra a Índia, na última terça-feira (21), pelas Eliminatórias da Ásia para a Copa do Mundo de 2026 foi marcante. Não só pela vitória por 3×0 do país-sede da última Copa, mas para um jogador em especia, que depois de muito tempo conseguiu estrear com a camisa qatari: o zagueiro brasileiro Lucas Mendes.
Revelado pelo Coritiba, o jogador de 33 anos atua no Qatar desde 2014, quando foi para o El Jaish. De lá para cá, também defendeu o Al-Duhail, o Al-Gharafa e o Al-Wakrah, seu atual clube e onde jogar desde 2019. Tanto tempo por lá fez ele criar uma ligação, a ponto de se naturalizar e jogar pela seleção local.
“A estreia foi um momento especial, estava com aquele frio na barriga, nervosismo antes do jogo, mas já ali no aquecimento já passou tudo, já me senti mais tranquilo. Tudo em campo já é mais fácil. Mas foi um dia muito especial, muito feliz. Era um momento que eu e minha família desejávamos bastante”, disse Lucas Mendes, em entrevista à ESPN.
“A nossa equipe tem chance de conseguir uma vaga para a Copa do Mundo, sim. Está apenas no começo das Eliminatórias, mas já conseguimos duas boas vitórias aí nessa Data Fifa, agora é seguir assim. O caminho é longo, jogos muito difíceis, mas espero que a gente consiga estar na Copa de 2026″, acrescentou.
Começo no Coritiba, passagem pela Europa e quase volta
Lucas Mendes fez toda a base no Coritiba, desde o sub-13 até o profissional, onde estrou em 2008. A partir de 2010, na Série B, passou a ter mais oportunidades, principalmente entre 2011 e 2012, quando, mesmo sendo zagueiro, se firmou como lateral-esquerdo.
As boas atuações – incluindo as campanhas dos dois vices da Copa do Brasil, em 2011 e 2012, chamaram a atenção de times brasileiros e europeus. Em 2012, rumou para o Olympique de Marseille, da França.
“Tive vários clubes, como o Corinthians, mas as negociações com o Coxa não aconteceram. Até que veio o Marseille depois de um jogo contra o Cruzeiro que a gente venceu por 4×0 e eu fiz um gol. Eles estavam lá pra me ver e foi tudo muito rápido. No outro final de semana, o negócio foi fechado e já viajei para a França”, explicou.
- Receba em primeira mão TODAS as notícias do Coritiba!
https://chat.whatsapp.com/HZEuhQqHfkALy7MxTVUv92
Foram apenas duas temporadas no time francês, até que foi negociado com o El Jaish, do Qatar, em 2014. Nesses nove anos no futebol asiático, ele teve propostas para voltar para a Europa e para o Brasil, quando o Grêmio o procurou, mas as tratativas não avançaram.
“Eu tive algumas chances até de voltar para a Europa. Depois, o Grêmio tentou duas vezes e não deu certo por vários motivos. Eu acredito que uma delas tenha sido em 2016″, lembrou o zagueiro.