Depois de não ser vazado na vitória por 1×0 sobre o Volta Redonda, o Coritiba alcançou a marca de 19 jogos sem sofrer gols nesta Série B. O número representa metade das rodadas disputadas na competição (38) com ainda quatro partidas pela frente.
+ Confira todas as notícias do Coritiba no portal da Banda B!
O ditado de que “a defesa é o melhor ataque” se encaixa bem no Coxa do técnico Mozart. Dono da melhor defesa da competição, com 21 gols sofridos em 34 jogos, a solidez defensiva consolida o time como líder do campeonato e próximo de conquistar o acesso.
+ Ex-Coritiba volta ao Paraná para reforçar equipe amadora da capital
“Essa solidez defensiva é determinante pra você brigar lá em cima, pelo menos eu entendo dessa forma. E quando eu falo solidez defensiva, começa na pressão com Josué e Dellatorre, e aí você tem Maicon, Jacy, o trabalho dos pontas…”, explicou o treinador em entrevista à rádio TMC, depois da vitória na última rodada.
Equilíbrio do Coritiba
Em contraste com a melhor defesa, o Coritiba tem um dos piores ataques da Série B. A equipe marcou 35 gols em 34 jogos, sendo o sétimo pior setor ofensivo da competição, Mozart explicou que o final da temporada acaba pesando neste momento, mas ressalta que a estratégia deu certo contra o Volta Redonda.
+ Morre mãe de Jacy, zagueiro do Coritiba; clube se manifesta
“A ideia é sempre você ter a bola, até pela característica do nosso time. Nós sabíamos que teríamos as nossas chances, de contra-ataque e bola parada, e tivemos, poderíamos ter aproveitado melhor (…) Tem a questão emocional também, são dez meses dos jogadores ouvindo as mesmas informações, então é desgastante pra todo mundo“, ressaltou.
Marca das equipes de Mozart
A consistência defensiva é uma marca consolidada nos trabalhos de Mozart. O treinador, que se inspira em referências da “arte de defender” como Diego Simeone e José Mourinho, comandou o Mirassol na Série B de 2024, detendo a melhor defesa da competição.
+ Siga nosso canal no YouTube! O Esporte Banda B tá on!
Naquela campanha, em que o time paulista garantiu o acesso, a equipe de Mozart sofreu apenas 26 gols em 38 rodadas do Campeonato Brasileiro. Ou seja, a tendência é que o Coxa 2025 tenha números ainda melhores, uma vez que precisaria levar cinco gols para igualar o desempenho do treinador em 2024.
