O Coritiba terá uma sequência de confrontos diretos na disputa pelo acesso na Série B do Campeonato Brasileiro. Das próximas seis partidas do Alviverde, cinco são contra equipes que brigam diretamente por uma vaga no G4 da competição. Para voltar à elite, o Coxa dependerá de uma arrancada histórica, precisando conquistar cerca de 30 pontos nas 14 rodadas restantes.

A série de decisões começa já neste domingo (08), diante do líder Novorizontino, no Couto Pereira. O time paulista tem dez pontos a mais em relação ao Coritiba e é dono da melhor campanha como visitante da Série B. Na sequência, o Coxa enfrenta Operário e Ceará, 10º e 6º colocados, respectivamente. A pausa nos confrontos diretos acontece contra o Ituano, 18º da tabela, no dia 21 de setembro.

Porém, depois do duelo com o Ituano, o Coritiba volta a ter pela frente times que estão à frente na Série B. No dia 27 de setembro, o Alviverde enfrenta o Goiás, nono colocado, no Couto Pereira. Depois, o compromisso é contra o América-MG, oitavo, fora de casa, no dia 4 de outubro. Após essa sequência pesada, restarão apenas oito rodadas a serem disputadas na Série B.

Sequência determinará destino do Coritiba

Assim, é provável que os próximos jogos determinem o destino do Coritiba nesta Série B. Atualmente, o Coxa ocupa a 11ª posição da tabela, com 33 pontos somados – a seis do Vila Nova, que abre o G4. De acordo com o departamento matemático da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a probabilidade de o Alviverde conquistar o acesso é de apenas 7%.

Para chegar aos 63 pontos, pontuação média de acesso nas últimas dez edições de Série B, o Coritiba precisará de um aproveitamento de 71% – neste momento, é de 45%. Com Jorginho, o Alviverde ganhou 64% dos pontos que disputou em cinco jogos, desempenho que ainda assim será insuficiente caso se mantenha até o final da competição.

Confira os próximos adversários do Coritiba:

  • Novorizontino (C) – 07 de setembro, às 18h30
  • Operário (F) – 15 de setembro, às 16h
  • Ceará (C) – 18 de setembro, às 21h30
  • Ituano (F) – 21 de setembro, às 18h
  • Goiás (C) – 27 de setembro, às 21h30
  • América-MG (F) – 4 de outubro, às 19h
Jogadores do Coritiba comemoram gol contra a Chapecoense.
Coxa precisará de retomada histórica para subir. Foto: Geraldo Bubniak/AGB