A Polícia Militar (PM-PR) juntamente com o Ministério Público do Paraná (MP-PR) puniu a principal torcida organizada do Coritiba, Império Alviverde, após a batalha campal do último sábado (11). Os torcedores estão proibidos de entrar em estádios do Paraná e terão que responder um inquérito do MP-PR, assim como o Coxa. A punição pode valer pelo período de até cinco anos, de acordo com a Lei Geral do Esporte.
Em nota conjunta, os órgãos informaram as providências na manhã desta segunda-feira (13). Além da punição à organizada do Coritiba, a PM-PR e o MP-PR suspenderam o laudo de segurança da Vila Capanema, palco da partida de sábado, por medida cautelar. As organizadas do Cruzeiro, que iniciaram a confusão, terão o caso analisado pelo Ministério Público de Minas Gerais.
“Por medida cautelar, levando em conta os danos estruturais causados pelo fato, a PMPR suspendeu de imediato o laudo de segurança para a utilização do espaço até que suas condições de segurança e utilização sejam reavaliada”, diz a nota. No texto, a Polícia Militar ainda informou que o “efetivo foi suficiente para segurança do estádio, com mais de 200 militares estaduais empregados, além do efetivo da segurança privada”.
Coritiba e Cruzeiro devem ser punidos pelo STJD
Coritiba e Cruzeiro também devem ser punidos pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que solicitará uma suspensão preventiva contra os clubes nos próximos dias. Caso a punição seja confirmada, ambas as equipes mandarão jogos sem torcida por 30 dias, consequentemente, pelo restante do Campeonato Brasileiro. O Coxa deverá ser acusado no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Ele trata de “deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens, invasões e lançamento de objetos no gramado“.
O caso também está nas mãos da Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos (Demafe), da Polícia Civil, que trabalha para identificar os envolvidos. Em nota, a Império Alviverde lamentou o episódio ocorrido no jogo e culpou à torcida do Cruzeiro pela briga. “A torcida adversária entendeu por bem invadir o campo de jogo, e, como se não bastasse, se dirigiu diretamente ao setor em que estava a torcida do Coritiba.
O episódio
Aos 45 do segundo tempo, Robson marcou o gol da vitória do Alviverde. Na sequência, alguns torcedores da Raposa invadiram o campo, com a grande maioria correndo em direção à Reta do Relógio, onde estavam, em maior parte, membros da organizada Império Alviverde, que, na sequência, também foram para o gramado, transformando o local em palco de guerra.
Diversas pessoas trocaram socos e pontapés, até que a Polícia Militar, que demorou para agir e reforçar os seguranças particulares, conseguiu chegar ao local e dispersar os invasores. Com isso, a partida ficou paralisada por mais de meia hora, até que às 18h35 a bola voltou a rolar para os seis minutos de acréscimos, que confirmaram a vitória coxa-branca.
Veja a nota conjunta do MP-PR e da PM-PR
A propósito dos incidentes envolvendo as torcidas organizadas dos times Coritiba Foot Ball Club e Cruzeiro Esporte Clube, ocorridos no sábado, 11 de novembro, no Estádio Durival Britto e Silva, em Curitiba, a Polícia Militar do Paraná e o Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa ao Consumidor da capital, comunicam que:
– De forma administrativa, a PMPR, com apoio do MPPR e seguindo as indicações da Lei Geral do Esporte, determinou que a torcida organizada Império, para evitar atos de violência, está impedida de adentrar os estádios no Paraná com vestimentas que a identifiquem, bem como portando materiais como mastros e baterias. No caso das torcidas organizadas do Cruzeiro, os fatos estão sendo encaminhados para providências do Ministério Público do Estado de Minas Gerais.
– Por medida cautelar, levando em conta os danos estruturais causados pelo fato, a PMPR suspendeu de imediato o laudo de segurança para a utilização do espaço até que suas condições de segurança e utilização sejam reavaliadas. A PMPR ainda deliberou que, de agora em diante, quando houver qualquer situação de violência com danos nos estádios no estado, este laudo de segurança será suspenso.

- Receba em primeira mão TODAS as notícias do Coritiba!
https://chat.whatsapp.com/HZEuhQqHfkALy7MxTVUv92
Comunicar erro
Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.
Coritiba: Império Alviverde é proibida de frequentar estádios após pancadaria
OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.