A Polícia Militar (PM-PR) juntamente com o Ministério Público do Paraná (MP-PR) puniu a principal torcida organizada do Coritiba, Império Alviverde, após a batalha campal do último sábado (11). Os torcedores estão proibidos de entrar em estádios do Paraná e terão que responder um inquérito do MP-PR, assim como o Coxa. A punição pode valer pelo período de até cinco anos, de acordo com a Lei Geral do Esporte.

Em nota conjunta, os órgãos informaram as providências na manhã desta segunda-feira (13). Além da punição à organizada do Coritiba, a PM-PR e o MP-PR suspenderam o laudo de segurança da Vila Capanema, palco da partida de sábado, por medida cautelar. As organizadas do Cruzeiro, que iniciaram a confusão, terão o caso analisado pelo Ministério Público de Minas Gerais.

“Por medida cautelar, levando em conta os danos estruturais causados pelo fato, a PMPR suspendeu de imediato o laudo de segurança para a utilização do espaço até que suas condições de segurança e utilização sejam reavaliada”, diz a nota. No texto, a Polícia Militar ainda informou que o “efetivo foi suficiente para segurança do estádio, com mais de 200 militares estaduais empregados, além do efetivo da segurança privada”.

Coritiba e Cruzeiro devem ser punidos pelo STJD

Coritiba e Cruzeiro também devem ser punidos pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que solicitará uma suspensão preventiva contra os clubes nos próximos dias. Caso a punição seja confirmada, ambas as equipes mandarão jogos sem torcida por 30 dias, consequentemente, pelo restante do Campeonato Brasileiro. O Coxa deverá ser acusado no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Ele trata de “deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens, invasões e lançamento de objetos no gramado“.

O caso também está nas mãos da Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos (Demafe), da Polícia Civil, que trabalha para identificar os envolvidos. Em nota, a Império Alviverde lamentou o episódio ocorrido no jogo e culpou à torcida do Cruzeiro pela briga. “A torcida adversária entendeu por bem invadir o campo de jogo, e, como se não bastasse, se dirigiu diretamente ao setor em que estava a torcida do Coritiba.

O episódio

Aos 45 do segundo tempo, Robson marcou o gol da vitória do Alviverde. Na sequência, alguns torcedores da Raposa invadiram o campo, com a grande maioria correndo em direção à Reta do Relógio, onde estavam, em maior parte, membros da organizada Império Alviverde, que, na sequência, também foram para o gramado, transformando o local em palco de guerra.

Diversas pessoas trocaram socos e pontapés, até que a Polícia Militar, que demorou para agir e reforçar os seguranças particulares, conseguiu chegar ao local e dispersar os invasores. Com isso, a partida ficou paralisada por mais de meia hora, até que às 18h35 a bola voltou a rolar para os seis minutos de acréscimos, que confirmaram a vitória coxa-branca.

Veja a nota conjunta do MP-PR e da PM-PR

A propósito dos incidentes envolvendo as torcidas organizadas dos times Coritiba Foot Ball Club e Cruzeiro Esporte Clube, ocorridos no sábado, 11 de novembro, no Estádio Durival Britto e Silva, em Curitiba, a Polícia Militar do Paraná e o Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa ao Consumidor da capital, comunicam que:

– De forma administrativa, a PMPR, com apoio do MPPR e seguindo as indicações da Lei Geral do Esporte, determinou que a torcida organizada Império, para evitar atos de violência, está impedida de adentrar os estádios no Paraná com vestimentas que a identifiquem, bem como portando materiais como mastros e baterias. No caso das torcidas organizadas do Cruzeiro, os fatos estão sendo encaminhados para providências do Ministério Público do Estado de Minas Gerais.

– Por medida cautelar, levando em conta os danos estruturais causados pelo fato, a PMPR suspendeu de imediato o laudo de segurança para a utilização do espaço até que suas condições de segurança e utilização sejam reavaliadas. A PMPR ainda deliberou que, de agora em diante, quando houver qualquer situação de violência com danos nos estádios no estado, este laudo de segurança será suspenso.

Briga entre torcedores de Coritiba e Cruzeiro
Briga tomou conta da Vila Capanema. Foto: Robson Mafra/Estadão Conteúdo

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Coritiba: Império Alviverde é proibida de frequentar estádios após pancadaria

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.