Em casa, Coritiba perde mais uma e se complica na ZR. (Divulgação/Coritiba)

Coritiba perdeu na noite deste sábado (19) para o Botafogo de virada dentro do Couto Pereira. Com gols de Pedro Raul o time carioca venceu por 2 a 1 e subiu na tabela assumindo a posição do Coxa. Com 21 pontos o Verdão caiu para a 19ª colocação e o Fogão chegou a 18ª posição com 23 pontos. Caso o Goiás vença a equipe do Corinthians na segunda-feira (21), o Alviverde poderá cair para a última posição.

Próximo adversário do Coritiba é o Atlético Mineiro, vice líder da Série A, buscando a primeira colocação, no sábado (26), às 17 horas, no Mineirão em Belo Horizonte, em jogo válido pela 27ª rodada da competição.

O jogo

Com o 11 considerado ideal por Pachequinho, o Coritiba começou diferente, e logo após o apito inicial duas investidas do Verdão trouxeram perigo, só que faltou Neílton caprichar. A pressão Alviverde continuou e aos 6 minutos Rafinha ajudou a puxar o contra-ataque, no cruzamento pela direita, Giovanni chegou, mas só conseguiu triscar de cabeça na bola, ela acabou desviada e foi para a linha de fundo.

Jogando com linhas de defesa baixas, Coritiba e Botafogo tinham a mesma proposta de jogo, usar o contra-ataque. Por isso a partida teve um inicio de velocidade e toma-lá-dá-cá, mas a dificuldade era o toque final. Aos 18 minutos, Pedro Raul carregou a marcação, invadiu a área e bateu a queima roupa de Wilson, que defendeu em dois tempos e salvou o que seria o gol do Botafogo.

No primeiro escanteio do Coritiba, na cobrança de Giovanni Augusto, Rhodolfo mandou de cabeça e a bola passou perto da meta, mas foi para fora. E o gol estava maturando com Neílton, que roubou a bola, ligou o contra-ataque e passou para Giovanni, na tabelinha, o camisa 10 recebeu novamente e Cavalieri defendeu o primeiro chute, mas no rebote o atacante não perdoou e abriu o placar no Couto Pereira.

No segundo tempo, Pachequinho tirou Matheus Galdezani amarelado e trouxe Hugo Moura para a posição. Já no ataque, a dupla Giovanni Augusto voltou e continuou afiada, aos 4 minutos, o camisa 90 lançou da esquerda para o meio e o atacante chegou batendo, mas mandou para fora. Com um pouco mais de ofensividade, o Botafogo passou a levar perigo para a meta de Wilson, que promoveu grandes defesas.

Na construção da jogada pela direita, a bola chegou em Cícero, o jogador mandou e Pedro Raul desviou e empatou a partida aos 30 minutos do segundo tempo. A pressão do Botafogo só aumento, na chegada pela direita, Rhuan acabou chutando o chão e perdeu um gol feito. No escanteio aos 34, Lecaros a bola foi mandada para a o meio da área, quando Matheus Sales chegou se jogando e a bola pegou na mão do jogador. Na cobrança de pênalti, Pedro Raul venceu o goleiro Wilson, que acertou o canto direito, mas não conseguiu defender.

Após a virada, a pressão se tornou força defensiva e o Botafogo procurou preservar o placar. Com várias substituições feitas por Pachequinho, o Coritiba perdeu a sua ofensividade e a linha de defesa não funcionava mais como na primeira etapa. Na chance de ouro, aos 45 minutos do segundo tempo, pênalti marcado para o Coxa e Sabino perdeu a cobrança.

FICHA TÉCNICA
CORITIBA 1X2 BOTAFOGO

Data: Sábado, 19 de dezembro de 2020
Local: Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Horário: 21h.
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Neuza Ines Back (SP) e Miguel Cataneo Ribeiro de Souza (SP)
Árbitro de vídeo: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
Assistentes de vídeo: Vinicius Furlan (SP) e Vitor Carmona Metestaine (SP)

Coritiba: Wilson; Jonathan (Maílton), Rhodolfo, Sabino e William Matheus; Matheus Sales, Matheus Galdezani (Hugo Moura) e Giovanni Augusto (Mattheus Oliveira); Rafinha, Pablo Thomaz (Robson) e Neilton (Yan Sasse).

Técnico: Pachequinho

Botafogo: Diego Cavalieri; Kevin, Marcelo Benevenuto, Kanu e Rafael Forster; Zé Welison (Babi), Caio Alexandre, Honda (Cícero) e Warley (Lecaros); Kalou e Pedro Raul.

Técnico: Eduardo Barroca

Cartão Amarelo: Matheus Galdezani, Matheus Sales e Maílton (CFC); Marcelo Benevenuto (BOT)

Gol: Neílton (CFC); Pedro Raul (2x) (BOT)