Coritiba iniciou a partida na frente, mas cedeu a vitória ao Bahia. (Geraldo Bubniak/AGB)

O Coritiba perdeu para o Bahia dentro do Couto Pereira nesta segunda-feira (16), por 2 a 1, de virada, em partida válida pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Com Giovanni Augusto abrindo o placar, o Alviverde cedeu a pressão do Tricolor Baiano e Élber e Zeca marcaram os gols da vitória do visitante. Com o resultado, o Verdão continua na zona de rebaixamento, na 20ª posição com 20 pontos. Já o Bahia, se manteve na 9ª colocação com 28 pontos.

O próximo desafio do Alviverde é no sábado (21), contra o Flamengo, às 19 horas, no Maracanã, pela 22ª rodada.

O jogo

Com alterações no ataque, Coritiba conseguiu logo nos primeiros minutos chegar com precisão. Na jogada iniciada por William Matheus, que subiu pelo lado esquerdo do campo, o cruzamento chegou para Giovanni Augusto completar entre a zaga e abrir o placar. Com o tento marcado, o Verdão continuou impondo o ritmo de jogo e pressionando o Bahia.

Com boa parte das criações pela esquerda, o Alviverde apareceu mais uma vez no campo ofensivo com Neílton, mas a bola acabou indo para fora. Com duas chances de falta próximo a grande área, o time não teve efetividade pelas cobranças infrutíferas.

Em seguida, aos 32 minutos, Wilson fez a reposição de bola com um lançamento para o meio de campo, Neílton tentou chegar nela e acabou no chão, mas a bola sobrou para Giovanni Augusto que marcou com propriedade. Porém, após analisar a jogada pelo VAR, o árbitro Igor Junio Benevenuto de Oliveira decidiu anular o tento por constatar um toque de mão de Neílton quando caiu no chão.

Com o recomeço da partida, os jogadores do Verdão deram espaço e o Bahia chegou de pé em pé, Matheus Bahia deu o toque para Élber, que chegou invadindo a grande área e complementando o lance no canto de Wilson. Com o gol de empate, o Coritiba passou a buscar a reação, mas o Tricolor Baiano se sentiu mais à vontade no jogo e criou mais com Nino Paraíba e Élber.

Sem mudanças de Pachequinho no intervalo, a equipe passou a buscar o segundo gol, mas nos primeiros pouco criou. Aos 17 minutos, a construção Alviverde aconteceu no meio da área e Neílton chegou batendo na bola rolada para ele, mas parou em boa defesa de Douglas. Com mais fôlego, o Verdão passou a criar na área ofensiva as jogadas que traziam perigo de gol.

Só que em um lance do Bahia, o Zeca subiu pela esquerda e tentou fazer um cruzamento, mas a bola foi mais para a meta e Wilson deixou ela passar. Com a jogada, o Bahia virou a partida e passou a pressionar. Com Zeca arriscando em cima de Wilson e tentando encaixar mais um tento. Mas o time de Pachequinho não conseguiu efetividade e acabou derrotado em casa

FICHA TÉCNICA
CORITIBA 1×2 BAHIA
Local: Couto Pereira, Curitiba.
Data: segunda-feira, 16 de novembro
Horário: 18 horas
Árbitro: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)
Auxiliares: Felipe Alan Costa de Oliveira (MG) e Celso Luiz da Silva (MG)
Árbitro de vídeo: José Claudio Rocha Filho (SP)
Coritiba: Wilson; Mailton, Sabino, Rodolfo Filemon e William Matheus; Hugo Moura, Matheus Salves e Mattheus Oliveira (Sarrafiore); Giovanni Augusto, Robson e Neilton (Rodrigo Muniz);
Técnico: Pachequinho

Bahia: Douglas; Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Anderson Martins (Juninho) e Matheus Bahia (Zeca); Gregore, Daniel (Rodriguinho) e Ronaldo; Fessin (Rossi), Gilberto e Elber (Marco Antônio).
Técnico: Mano Menezes

Cartões Amarelos: Robson, Maílton e Giovanni Augusto (CFC); Daniel, Rodriguinho, Ronaldo e Gregore (BAH)
Gol: Giovanni Augusto (CFC); Élber e Zeca (BAH)