O Coritiba usou a sua nova filosofia de elenco para buscar reforços na janela de transferências que se encerrou na última quarta-feira (2). Além de tentar dar mais qualidade para o técnico Thiago Dombroski, a Treecorp, dona da SAF alviverde, iniciou um processo de transformação do perfil físico dos jogadores do Coxa. Essa mudança já é perceptível no time titular, mas é mais profunda quando se olha atentamente aos atletas contratados.

“Buscamos atletas que tenham três características. Primeiro: que elevem significativamente a qualidade da equipe. Segundo: que tragam um perfil físico de fortalecimento e de intensidade de jogo. E terceiro: e acima de tudo, que tenham liderança e experiência para enfrentar o momento de dificuldade que a gente está vivendo“, disse o CEO do Coritiba, Carlos Amodeo. Foi uma das primeiras declarações do dirigente quando foi oficializado no cargo.

E estas características foram buscadas no mercado da bola. O Coritiba contratou oito jogadores durante a janela – Hayner, Reynaldo, Sebastián Gómez, Fransérgio, Lucas Barbosa, Edu, Maurício Garcez e Diogo Oliveira. Apenas um deles tem menos de 26 anos (Lucas) e só dois não têm mais de 1m80 de altura (Hayner e Gómez). Os reforços do Coxa têm média de idade de 27 anos e de 1m86 de altura.

Coritiba com força

Este perfil novo une a emergência e a estratégia. Emergência pela necessidade de escapar do rebaixamento neste Brasileirão. E estratégia porque esse modelo não é apenas para agora, mas sim uma base para o futuro. Nos próximos dez anos, tempo do primeiro estágio previsto pela Treecorp no Coritiba, o objetivo é ser um clube com a característica de formar jogadores fortes e rápidos, para um jogo de transição como essência tática. As mudanças no elenco já fizeram a média de altura alviverde subir timidamente, de 1m81 para 1m82. Mas o “fortalecimento do biotipo físico da equipe e de intensidade”, nas palavras de Carlos Amodeo, vai continuar.

A próxima partida do Coritiba no Campeonato Brasileiro será contra o Bragantino, neste domingo (6), às 18h30, no Couto Pereira, pela 18ª rodada. A Banda B acompanha o jogo a partir das 17h, e quando a bola rolar a narração será de Anderson Luís, com comentários de Capitão Hidalgo e Eduardo Vieira e reportagens de Jhonatan Mendes e Lucca Marreiros. Acompanhe a transmissão em AM 550, FM 79.3, pelo nosso aplicativo, no www.bandab.com.brnas redes sociais e no YouTube.

Gabriel, Kuscevic e Matheus Bianqui, do Coritiba.
Gabriel (1m93), Kuscevic (1m85) e Matheus Bianqui (1m87). O Coritiba de Thiago Kosloski aposta no porte físico. Foto: Gabriel Thá/CFC

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Coritiba usou janela para aumentar porte físico do elenco

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.