O Coritiba vai contar um jogador africano em seu elenco pela terceira vez na história do Campeonato Brasileiro. Trata-se de Islam Slimani, atacante argelino que desembarcou em Curitiba na manhã desta quarta-feira (23) e passará por exames médicos para assinar com o Alviverde. Antes dele, o angolano Geraldo e o camaronês Joel defenderam o Coxa no Brasileirão.
Em atividade até os dias de hoje, Geraldo defendeu o Coritiba de 2009 a 2014 e ganhou destaque pela sua fama de “carrasco” nos clássicos Atletibas. O angolano marcou 13 gols com a camisa coxa-branca e quatro deles aconteceram diante do maior rival, Athletico. E não foram tentos quaisquer. O atacante marcou no jogo do título do Campeonato Paranaense de 2010, nas duas finais do estadual de 2013 e ainda no duelo pelo Brasileirão daquele ano.
Desde a sua saída do Coritiba, Geraldo ainda passou por Red Bull Brasil e Atlético-GO no futebol brasileiro, se transferiu para o Egito e desde 2020 está na Turquia. Atualmente, aos 31 anos, o atacante defende o Çorum, da segunda divisão turca. Pelo Coxa, o angolano fez 109 jogos, marcou 13 gols e conquistou três títulos estaduais e um Campeonato Brasileiro da Série B.
Joel completa lista de africanos do Coritiba
Outro africano a defender o Coritiba no Brasileirão foi o atacante Joel. Revelado na base do Iraty e emprestado pelo Londrina, o camaronês chegou ao Coxa na Série A de 2014, quando marcou oito gols em 20 jogos – artilheiro da equipe naquela edição. Antes, ele havia sido um dos destaques do Tubarão na campanha do título paranaense daquele ano. Com um estilo único, o jogador não demorou a cair nas graças do torcedor alviverde e ganhou a alcunha de “Joel, o cruel”.
Após o bom Brasileiro pelo Coritiba, Joel se transferiu para o Cruzeiro, onde teve uma passagem apagada e acumulou empréstimos. O atacante passou por Santos, Botafogo e Avaí antes de ir para o Marítimo, de Portugal, em 2017. Atualmente, o atleta, de 29 anos, defende a equipe portuguesa na disputa do campeonato nacional. No ano passado, defendeu o Al Hazm, da Arábia Saudita, por empréstimo.
Slimani será o maior dos três?
Slimani chega ao Coritiba com uma expectativa muito maior comparado aos seus antecessores. O argelino começou a sua carreira em 2008. Em cinco temporadas em seu país, marcou 62 gols, atraindo a atenção do Sporting, de Lisboa. Jogou por lá por quatro anos, fazendo 61 gols em 124 partidas. Depois defendeu Leicester (13 gols em 47 jogos), Newcastle (apenas quatro partidas), Fenerbahçe (cinco gols em 25 jogos), Monaco (nove gols em 19 jogos), Lyon (oito gols em 37 partidas), Brest (dois gols em 12 jogos) e finalmente Anderlecht (nove gols em 16 jogos).
Pela seleção da Argélia, o novo atacante do Coritiba fez 94 partidas e marcou 44 gols. Slimani jogou na Copa do Mundo de 2014, marcando gols contra a Coreia do Sul e a Rússia – em jogo realizado na Arena da Baixada. Ao todo, o jogador fez 544 jogos como profissional, marcando 213 vezes.

- Receba em primeira mão TODAS as notícias do Coritiba!
https://chat.whatsapp.com/HZEuhQqHfkALy7MxTVUv92
Comunicar erro
Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.
Slimani será o terceiro africano a defender o Coritiba no Brasileirão; relembre outros nomes
OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.