Com o Coritiba tendo suas chances de acesso à primeira divisão se reduzindo, o técnico Jorginho promoveu uma surpreendente mudança de rota. Após críticas fortes e um aviso de que seria preciso dar tempo ao tempo, o treinador do Coxa admitiu promover o retorno de Alef Manga já na próxima rodada da Série B. Com ares de decisão e de última cartada alviverde, a partida será na sexta-feira (4) contra o América-MG, às 19h, na Arena Independência.

A adaptação – digamos assim – do discurso de Jorginho acabou criando uma relação com os resultados do Coritiba em campo. Na semana passada, após uma vitória (sobre o Ceará), o técnico falou que Alef Manga havia tido um “desvio de caráter”, exigiu desculpas públicas e para o elenco e complementou dizendo que o camisa 11 teria que “não apenas ser, mas também demonstrar ser honesto”. As declarações davam o tom de um retorno tenso do atacante ao elenco principal do Coxa.

No entanto, depois do empate desta sexta-feira (27) com o Goiás em 0x0, no Couto Pereira, o técnico do Coritiba mudou drasticamente o tom. “Eu conheço o Alef Manga antes de vocês. Sei da qualidade dele e da capacidade que ele pode dar ao time. Por isso, se ele me disser que aguenta dez ou quinze minutos, eu levo ele para Belo Horizonte“, disse Jorginho em entrevista coletiva. Uma virada de chave surpreendente.

Coritiba com ausências

Além da questão do resultado e da necessidade de ser quase perfeito nos últimos nove jogos da Série B, Jorginho certamente levou em consideração o fato de que não poderá contar com Lucas Ronier. O atacante levou o terceiro cartão amarelo e desfalca o Coritiba contra o Coelho – Sebastián Gómez é outro suspenso para o jogo. Com Figueiredo ainda irregular e Eryc Castillo sem dar uma resposta positiva sequer, a volta de Alef Manga virou possibilidade imediata. Até porque o treinador sabe que a torcida espera este retorno.

Mas Jorginho reforçou que uma possível reestreia de Alef Manga com a camisa do Coritiba passa pelo aval da preparação física. “Temos um departamento de fisiologia excelente no clube, e eu vou ouvi-los para saber do posicionamento deles sobre o Manga. Mas se realmente houver a possibilidade de ele jogar, mesmo que seja por pouco tempo, ele viaja com a gente. Ele pode decidir partidas“, concluiu o treinador alviverde.

Jorginho, técnico do Coritiba.
Agora, Jorginho quer Manga mesmo que seja por pouco tempo. Foto: Geraldo Bubniak/AGB