O Flamengo venceu o Coritiba, pelo placar de 3×0, no Maracanã, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro 2023. O Rubro-Negro controlou a partida do início ao fim e pouco sofreu sustos diante de um Alviverde apático e inoperante durante todo o duelo. Ayrton Lucas, com um chutaço, Gabriel, de pênalti, e Pedro marcaram os gols do triunfo carioca.

O resultado colocou o Flamengo no bolo dos times com três pontos somados. A equipe carioca volta a campo na quarta-feira (19) contra o Nublense, pela Libertadores. Já o Coritiba se juntou a outros sete clubes que abriram a competição com derrota. O Coxa volta a campo diante do Fortaleza, no próximo domingo (23), às 18h30, no Couto Pereira.

Flamengo controla o jogo e sai na frente

Pressionado, o Flamengo entrou em campo com sangue nos olhos. A equipe carioca tomou a iniciativa das ações e, aos poucos, começou a encurralar o Coritiba. Nesse ritmo, o primeiro gol não demorou a sair. Ayrton Lucas arriscou chute de longe e acertou o ângulo de Gabriel: golaço no Maracanã. O Alviverde demorou a esboçar reação e pouco incomodou a meta defendida por Santos.

No controle do jogo, o Rubro-Negro mostrou agressividade na marcação e ocupou o campo de defesa coxa-branca. Sem se afobar, os cariocas administraram a posse de bola, que ultrapassou os 60% durante boa parte da primeira etapa. Aos 42 minutos, os mandantes quase ampliaram: Matheus França acertou a trave em chute da entrada da área. O próprio levou perigo novamente em lance pelo alto já nos acréscimos.

Rubro-Negro mantém domínio e vence com facilidade

Na tentativa de ganhar velocidade nas transições, António Oliveira colocou Robson e Kaio César nas vagas de Rodrigo Pinho e William Pottker. Entretanto, antes das alterações surtirem qualquer efeito, Andrey, em seu primeiro lance no jogo, derrubou Gerson na área: pênalti para o Flamengo, que Gabriel bateu com categoria para ampliar. O Coritiba se obrigou a sair de trás, mas continuou com limitada variação tática para incomodar os cariocas.

Com tranquilidade, coube ao Flamengo esperar o tempo passar e promover testes durante o tempo restante. A novidade principal, inclusive, foi a entrada de Bruno Henrique após quase um ano afastado dos gramados. Quando o 2×0 parecia definitivo, Pedro saiu na cara de Gabriel e, de cobertura, deu números finais à dura derrota coxa-branca.

Ficha técnica

CAMPEONATO BRASILEIRO
1º Turno – 1ª Rodada

FLAMENGO 3×0 CORITIBA

Flamengo
Santos; Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas; Thiago Maia (Igor Jesus), Gerson e Éverton Ribeiro (Victor Hugo); Everton Cebolinha (Bruno Henrique), Matheus França (Marinho) e Gabriel (Pedro).
Técnico: Mário Jorge (interino)

Coritiba
Gabriel; Natanael, Chancellor, Kuscevic e Victor Luís (Jamerson); Liziero (Zé Roberto), Bruno Gomes (Andrey) e Júnior Urso; William Pottker (Kaio César), Rodrigo Pinho (Robson) e Alef Manga.
Técnico: António Oliveira

Local: Maracanã (Rio de Janeiro)
Horário: 16h
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa-SP) e Karla Renata Cavalcanti de Santana (PE)
VAR: Daniel Nobre Bins (Fifa-RS)
Gols: Ayrton Lucas aos 12′ do 1°T, Gabriel aos 12′ do 2°T, Pedro aos 50′ do 2°T
Cartões amarelos: Gabriel (FLA), Júnior Urso (CFC), William Pottker (CFC), Fabrício Bruno (FLA), Marinho (FLA), Zé Roberto (CFC)
Renda: R$ 2.457.155,00
Público total: 42.848

Coritiba estreou com derrota o Brasileirão.
Ayrton Lucas marcou um golaço para abrir o placar no Maracanã. Foto: Divulgação/Flamengo