A temporada 2023 do Coritiba termina oficialmente às 21h30 desta quarta (6), na partida contra o Corinthians, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo não vale nada para o Coxa, e para o Timão apenas a possibilidade de subir uma posição na tabela final. Por isso a conversa dentro do clube já é sobre o ano que vem, principalmente para a Série B. E diversas posições serão tomadas a partir desta semana. Cinco jogadores já deixaram o Alto da Glória, e essa lista aumentará – e muito.

Na semana passada, antes mesmo da partida contra o Botafogo, a diretoria liberou Henrique, Samaris, Boschilia, Lucas Barbosa e Jesé Rodríguez. Eles formaram o primeiro grupo de ex-jogadores do Coritiba, e apenas o início de uma profunda remodelação do elenco. Mais saídas serão confirmadas apenas depois do jogo contra o Corinthians, até para que o Coxa tenha um grupo para Guto Ferreira trabalhar até a partida. Mas poucos nomes de 2023 vão estar na reapresentação alviverde, em janeiro.

Na defesa

O ótimo início de Pedro Morisco é a grande notícia do final da temporada do Coritiba. O goleiro de 19 anos ganhou muitos pontos com a comissão técnica e deverá começar 2024 como titular alviverde. Com isso, é possível que um dos jogadores da posição seja negociado. Mesmo com trajetória irregular neste ano, Gabriel e Luan Polli têm mercado, em especial o camisa 1. Gabriel já teve sondagem do Grêmio, e pode ter interessados na Série A.

Outros dois titulares com mercado são Natanael e Kuscevic. O lateral-direito já foi procurado por Vasco, Botafogo e Internacional, e tem potencial para uma boa negociação para o Coritiba. Já Kuscevic não pretende jogar a Série B, e tem sondagem do Colo-Colo para voltar ao Chile. Reynaldo, Maurício Antônio, Thiago Dombroski, Jean Pedroso e Thalisson Gabriel têm contratos em vigor. Na lateral-esquerda, não será surpresa se Victor Luís ou Jamerson deixarem o clube.

Meio-campo

É o setor que pode ter mais movimentação no mercado da bola do Coritiba. Mesmo com contrato longo, não é garantido que Fransérgio permaneça no Coxa. Já Andrey, Bruno Gomes e Marcelino Moreno atraem atenções de clubes da Série A, e é possível que dois deles sejam negociados. Matheus Bianqui interessa, mas é preciso negociar com o Maringá. Já Gabriel Silva deverá voltar para o Grêmio.

O capitão Willian Farias deverá ser o principal líder do elenco do Coritiba em 2024. Ao lado de Sebastián Gómez, são os meio-campistas garantidos para o ano que vem. Bernardo, que está no Guarani, segue em Campinas até o final do Paulistão. Já Biel, que jogou a Série B no Novorizontino, volta agora ao Coxa.

E o ataque do Coritiba?

Segundo o CEO do Coritiba, Carlos Amodeo, há a confiança de que Slimani vai continuar no clube. Com ele à frente, o ataque alviverde também será mudado. Quem também fica é Robson, com contrato até o final do ano que vem. Edu é outro que provavelmente continuará no Coxa. Da mesma forma os jovens Kaio César, Lucas Ronier e Ruan Assis, nos quais o clube tem muita expectativa.

Mas há uma série de jogadores aguardando a decisão do Coritiba. De volta após empréstimos, Fabrício Daniel e Wesley Pomba poderão ser novamente cedidos a outros clubes. Maurício Garcez tem alguma chance de permanecer. E Diogo Oliveira, que operou o tendão de Aquiles nesta segunda-feira (4), vai seguir durante o tempo de recuperação, mas depois deverá ser liberado pelo Coxa.

Willian, volante do Coritiba.
Willian Farias será o líder do elenco do Coritiba em 2024. Foto: Gabriel Thá/CFC

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Coritiba: elenco para 2024 sofrerá mudanças profundas

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.