Novos diretores de futebol do Coritiba. (Divulgação/Coritiba)

Com uma nova gestão, o Coritiba anunciou três nomes que agora fazem parte da gerencia de futebol do clube, as chamadas de coordenadorias. Thiago Gasparino, que assume a função de Captação e Prospecção de Atletas, Rodrigo Pignataro, responsável pelo departamento de Formação e Desenvolvimento, e Paulo Thomaz de Aquino, que vai comandar a Preparação Esportiva.

Apesar dos novos nomes, o diretor executivo do Alviverde, José Carlos Brunoro vai organizar as decisões e trabalhar em conjunto com os gerentes da equipe. “Eu vou estar dentro dessas sete gerências, fazendo com que elas se falem, que tenham processos de interligação entre elas, para que, no final, as decisões, bem peneiradas, cheguem ao G6 para a tomada de decisão final. Então, não vai ter tomada de decisão de uma pessoa. Ela já vai começar nas gerências, com sincronia, para que todas as informações favoreçam o desenvolvimento dentro de campo, e fora dele eles tenham a tranquilidade para decidir o que for melhor para o rendimento do dia a dia”, explicou Brunoro.

No comando da Captação e Prospecção de Atletas, Thiago Gasparino ressalta que as categorias de base serão integradas tanto com a prospecção de atletas jovens quanto com a análise de jogadores no mercado da bola.

“A área de prospecção de talentos será integrada, desde a iniciação esportiva até atletas profissionais, e será dividida em duas coordenadorias: Iniciação Desportiva e Formação e Scout Profissional. Abaixo dessas coordenadorias teremos observadores técnicos para a Iniciação Desportiva e Formação e analistas de mercado na parte do profissional”, explica Gasparino.

Integrado à esta gerência, o plano é que a direção de Formação e Desenvolvimento auxilie na análise dos jogadores para a contratação. “É uma grande estratégia do clube atuar na gestão da performance, que compreende a formação e o desenvolvimento, tanto do jovem quanto do profissional. Dentro dessa área, vários segmentos se conversam. Grandes áreas, com grandes responsabilidades. Temos uma missão muito grande a curto, médio e longo prazo”, explica Rodrigo Pignataro.

Por fim, a Preparação Esportiva sob o comando de Paulo Thomaz de Aquino, vai tratar de definir um padrão estratégico para o elenco e o time. “Sou responsável pela preparação esportiva do clube e ela tem como coordenações as equipes, as comissões e a análise de desempenho em todas as categorias”, explica Aquino.

Coritiba volta a campo no próximo sábado (16), às 17h, no São Januário, no Rio de Janeiro, em jogo válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.