O Coritiba iniciou a reformulação do seu elenco pensando na temporada 2024. No início da tarde desta quarta-feira (29), o clube divulgou em nota a dispensa de cinco jogadores – ou, nos termos do texto, eles “estão liberados de realizar atividades” no CT da Graciosa. Entre eles, está o último capitão da equipe, dois atletas trazidos a peso de ouro, um que sofreu com lesões e outro que teve problemas com a torcida.

O nome mais chamativo da lista é Henrique. O zagueiro formado no clube e que foi titular durante a maior parte da temporada não interessa para o técnico Guto Ferreira na próxima temporada. Ele jogou 29 partidas em 2023, e foi capitão do time na reta final do Brasileirão. Seu último jogo foi contra o Cruzeiro, em 11 de novembro. Ao todo, Henrique fez 193 partidas com a camisa do Coritiba nas duas passagens, entre 2006 e 2008 e entre 2021 e 2023.

Os estrangeiros do Coritiba

Duas das grandes decepções do Coritiba nesta temporada também foram liberados. O atacante Jesé Rodríguez e o volante Andreas Samaris já arrumam as malas para voltar à Europa. Samaris veio para o Coxa pela amizade com o executivo Artur Morais. Só que ele tinha parado de jogar, e por isso estava completamente fora de forma. Ele só jogou quatro partidas com a camisa alviverde, todas como titular, mas em nenhuma completando mais de 60 minutos. Ele era um dos jogadores mais caros do elenco.

Mais bem pago foi Jesé Rodríguez. Segundo fontes ligadas ao clube, o salário do espanhol passava dos R$ 500 mil. O atacante demorou a acertar com o Coritiba e quando chegou ao Brasil, estava longe do físico de um atleta profissional. Jogou seis partidas, nenhuma como titular, e fez um gol na derrota para o Fluminense, partida que determinou o rebaixamento do Coxa. Além do mau rendimento em campo, Jesé também teve problemas com a torcida, e a esposa dele tinha feito ataques à diretoria e à cidade nas redes sociais.

Mais dois dispensados

Outro que tretou com a torcida do Coritiba foi Lucas Barbosa. O jogador, vindo do Santos, discutiu com torcedores na derrota para o Palmeiras, e desde então sua saída era pedida nas redes sociais. Atacante de ofício, ele foi contratado para jogar no meio-campo. Fechando a lista de dispensados, Boschilia está oficialmente fora do Coxa. Ele sofreu com inúmeras lesões no período em que esteve no Alto da Glória.

Coritiba em campo

A Banda B transmite Coritiba x Botafogo, nesta quarta-feira, a partir das 21h – a bola rola às 21h30 no Couto Pereira. A narração será de Marcelo Ortiz, com comentários de Cristian Toledo e reportagens de Gabriel Ortiz. Acompanhe a partida pelo AM 550, pelo FM 79.3no nosso aplicativopelo nosso canal no YouTube e aqui pelo Portal Banda B.

Samaris, volante do Coritiba
Samaris fracassou no Coxa. Foto: Rafael Ianoski/CFC

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Coritiba dispensa capitão, gringos e “odiado” antes do final do Brasileirão

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.