O Coritiba anunciou na manhã desta terça-feira (18) a saída do técnico António Oliveira, após a derrota para o Flamengo, na primeira rodada do Brasileirão. Muito contestado pela torcida, o treinador não resistiu à sequência de maus resultados. O clube informou, via site oficial, que o auxiliar técnico Leomir de Souza assume interinamente a função, até a contratação de um novo profissional. O próximo jogo do Coritiba é diante do Fortaleza, no domingo (23), às 18h30, no Couto Pereira, pela segunda rodada do Brasileirão.

A passagem de António Oliveira no Coritiba

Contratado no final do ano passado, António Oliveira substituiu Guto Ferreira, que tinha treinado o Coritiba na reta final do Campeonato Brasileiro. Vindo de dois trabalhos no País, como técnico do Athletico e depois do Cuiabá, o treinador português representaria uma mudança de filosofia no Coxa. “É um técnico europeu com conceitos que vão agregar muito ao Coritiba neste momento“, afirmou na época o presidente em exercício do clube, Glenn Stenger. No domingo (16), após a coletiva de António Oliveira, derrota no Rio de Janeiro, Stenger disse que haveria cobranças pelos maus resultados.

Mas a após a derrota para o Flamengo, a torcida organizada do CoritibaImpério Alviverde, se manifestou pedindo a demissão do técnico António Oliveira. O grupo de torcedores fez uma postagem na manhã desta segunda-feira (17) em suas redes sociais, na qual cobrou medidas da diretoria do clube.

Com um discurso ousado e recheado de termos como “matriz de jogo“, Oliveira recebeu o elenco de maior investimento do Coritiba nas últimas décadas. Mas o time nunca rendeu o esperado. Desde a estreia, na vitória sobre o Aruko por 1×0, na primeira rodada do Campeonato Paranaense, o Coxa não mostrou evolução tática, contando somente com os lampejos de Kaio César e Alef Manga para conseguir os triunfos.

Há quase dois meses, o Coritiba não conseguiu vencer. Perdeu o segundo lugar na primeira fase do Estadual ao perder para o Operário por 3×0. Nas quartas de final, amargou um 3×1 do Cascavel no jogo de ida e não conseguiu na volta passar do 0x0.

Novo treinador

Apoiado pela diretoria, que dizia a interlocutores que seguia confiando no trabalho, António Oliveira não resistiu à derrota no Maracanã.

Uma corrente com influência na torcida fala na vinda de um profissional experiente, como Dorival Júnior ou Vanderlei Luxemburgo. Mas a tendência é a diretoria apostar em um técnico mais jovem.

O próximo jogo do Coritiba é diante do Fortaleza, no domingo (23), às 18h30, no Couto Pereira, pela segunda rodada do Brasileirão. A partida terá cobertura total da Banda BAcompanhe a transmissão em AM 550, FM 79.3, pelo nosso aplicativo, no www.bandab.com.brnas redes sociais e no YouTube.

António Oliveira, ex-técnico do Coritiba.
Antônio Oliveira deixou o Coxa após uma campanha irregular e duas eliminações. Foto: Geraldo Bubniak/AGB