A procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva já está trabalhando em denúncias contra Coritiba e Cruzeiro, por conta da batalha campal ocorrida na Vila Capanema no jogo do último sábado (11). Após a invasão da torcida organizada cruzeirense, os organizados alviverdes pularam o alambrado para enfrentar os rivais. A briga generalizada interrompeu a partida, foi relatada com detalhes pelo árbitro Braúlio da Silva Machado e deve, nos próximos dias, gerar uma suspensão preventiva aos dois clubes.
Em entrevista ao ge, o procurador-geral do STJD, Ronaldo Botelho Piacente, lamentou as cenas da Vila Capanema. “A Procuradoria está vendo isso com muita tristeza, isso é muito lamentável. Os casos foram realmente graves”, afirmou. Como a Banda B adiantou nesta segunda (13), a denúncia a Coritiba e Cruzeiro será feita pelo artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Ele trata de “deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir” desordens, invasões e lançamento de objetos no gramado.
Piacente afirmou que o primeiro passo da Procuradoria será o pedido de suspensão preventiva de Coritiba e Cruzeiro. “Vamos requerer uma liminar para que ambas equipes joguem sem torcida nos próximos jogos. É um pedido específico da Procuradoria, tanto como mandante, e perdendo a carga de ingressos quando visitante”, afirmou. “A procuradoria vai denunciar nesses dois incisos do artigo 213, que prevê uma multa de até R$ 100 mil por ato, e também em caso de gravidade. Aí nós vamos requerer também a pena de perda de mando de campo de um a 10 jogos“, completou.
Situação do Coritiba
Para o procurador-geral do STJD, o Coritiba tem responsabilidade sobre o que aconteceu no sábado, mesmo que tenha sido a torcida do Cruzeiro que provocou a briga. “A responsabilidade pela segurança do evento é sempre do clube mandante. De qualquer forma, quando o visitante também participa e contribui com os atos de vandalismo, de agressões, de invasão de campo, de violência, ele também vai responder. Cada um responde na sua proporcionalidade, mas a responsabilidade é sempre do clube mandante”, definiu Ronaldo Piacente.
- Receba em primeira mão TODAS as notícias do Coritiba!
https://chat.whatsapp.com/HZEuhQqHfkALy7MxTVUv92

Comunicar erro
Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.
“É muito grave”, diz procurador do STJD sobre briga em Coritiba x Cruzeiro
OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.