Já de olho na estreia na Série B, que acontece somente entre os dias 19 e 21 de abril, o Coritiba terá ainda mais de duas semanas de preparação e dedicação total à competição. Porém, nem todos os seus adversários já estão pensando no torneio nacional. Dos 19 rivais por uma das quatro vagas na elite de 2025, muitos chegaram às fases decisivas de seus estaduais, inclusive ainda brigando pelo título.

São os casos de Amazonas, Brusque, Ceará, CRB, Paysandu, Santos, Sport e Vila Nova. Os oito estão disputando as finais dos seus regionais, ou já estão na decisão, aguardado o seu adversário, e podem chegar embalados na segunda divisão. Entre eles, Amazonas e Paysandu ainda não iniciaram a briga pelo título. Campeão do primeiro turno do Amazonense, o estreante da Série B ainda aguarda o campeão do returno. O Papão da Curuzu fará o clássico com o Remo na decisão do Paraense.

Já CRB, Peixe e Leão saíram na frente nas finais do Alagoano, Paulista e Pernambucano, respectivamente. O Vozão ficou no empate com o Fortaleza no Cearense, enquanto o Brusque perdeu por 2×1 para o Criciúma na ida do Catarinense e o Tigre perdeu para o Atlético-GO por 2×0 no primeiro jogo da final do Goiano.

Santos, adversário do Coritiba, na Série B
Santos está em vantagem na final do Paulistáo. Foto: Raul Baretta/Santos

Surpresas nos estaduais

Embora não tenhma chegado às decisões, algumas equipes surpreenderam em seus estaduais e chegaram longe. Casos de Novorizontino e Ponte Preta, que passaram para o mata-mata do Paulistão. O clube de Novo Horizonte, que brigou pelo acesso em 2024, caiu nas semifinais, depois de eliminar o São Paulo. Já a Macaca, primeira adversária do Coritiba na Série B, ficou nas quartas de final.

América-MG, Avaí e Operário também chegaram às semifinais dos seus estaduais, caindo em momentos onde até era esperado em uma análise inicial. Tiveram condições de alcançar uma decisão, mas foram até poderiam, no mínimo, chegar, sem decepcionar.

Novorizontino, adversário do Coritiba na Série B, chegou à semifinal do Paulistão
Novorizontino eliminou o São Paulo e perdeu para o Palmeiras. Foto: Fabio Menotti/Palmeiras

Adversários do Coritiba em queda

Por outro lado, se o Coxa decepcionou seu torcedor, ficando fora da final do Paranaense e caindo ainda na primeira fase da Copa do Brasil, outros concorrentes da segunda divisão tiveram um início de temporada ainda pior. O caso mais emblemático é o do Ituano, que foi rebaixado no Paulistão.

E por pouco, outros adversários, como Botafogo-SP e Guarani, não seguiram o mesmo caminho. O Bugre, inclusive, só consolidou a permanência na elite estadual na última rodada. Ainda em São Paulo, o Mirassol acabou ficando pelo caminho, eliminado ainda na primeira fase.

Rebaixado no Brasileirão do ano passado, o Goiás, depois de ser o líder invicto na primeira fase, caiu nas quartas de final do Goiano, sendo eliminado pelo modesto Goiânia. Em Santa Catarina, a Chapecoense não avançou para as quartas de final, terminando a primeira fase somente três pontos à frente da zona de rebaixamento.

Ituano, adversário do Coritiba na Série B, em ação contra o São Paulo pelo Paulistão
Ituano foi rebaixado no Paulistão e eliminado na primeira fase da Copa do Brasil. Foto: Rubens Chiri/São Paulo

Vivos na Copa do Brasil

Dos 20 times da Série B, 12 estiveram na Copa do Brasil de 2024. Destes, oito ainda estão vivos, aguardando o sorteio dos confrontos da terceira fase, sendo que seis – Amazonas, Botafogo-SP, Brusque, CRB, Operário e Sport – vieram desde o início do torneio, enquanto Ceará, por ser o campeão da Copa do Nordeste, e o Goiás, campeão da Copa Verde, entram já nesta terceira etapa.

Além do Coxa, que foi eliminado pelo Águia de Marabá, o América-MG e o Ituano também caíram ainda na primeira fase. O Coelho foi derrotado pelo Maringá, enquanto o time do interior paulista perdeu para o São Luiz-RS. Já o Paysandu ficou na segunda fase, ao ser derrotado por 3×1 pelo Juventude.

Lance de Maringá x Amazonas, pela Copa do Brasil
Estreante na Série B, Amazonas é finalista do Amazonense e está na terceira fase da Copa do Brasil. Foto: Fernando Teramatsu/Maringá

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Finalistas a rebaixado em estaduais: os adversários do Coritiba na Série B

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.