Coritiba melhora na etapa final, mas não consegue mudar o placar. (Divulgação/Coritiba)

Coritiba terminou o sábado (21) derrotado pelo Flamengo no Maracanã por 3 a 1, em partida válida pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe Alviverde, que se mantém na zona de rebaixamento,  foi dominada pelo rubro negro carioca que assumiu a liderança momentaneamente. O resultado surgiu com gols de Bruno Henrique, Arrascaeta e Renê para o Fla e com Mattheus Oliveira marcando o gol de honra coxa-branca. O Coxa tem 20 pontos e está na 18ª colocação do Brasileirão, já o Mengão soma 39 pontos na 1ª posição.

O próximo compromisso do Coritiba é na quarta-feira (25), quando recebe o Corinthians no Couto Pereira, às 21h30 pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O jogo

No Maracanã, com a movimentação intensa do Flamengo, o Coritiba não conseguiu manter a posse de bola e o bloqueio defensivo uma linha de três de Rodrigo Santana era a novidade na partida. Só que no contra a ataque, Bruno Henrique movimentou a zaga e mandou para Arrascaeta, que devolveu na cabeça do atacante que abriu o placar para o Mengão. Com a vantagem no marcador, o rubro negro carioca seguiu no campo de ataque e levando perigo a meta de Wilson.
O Coritiba por outro lado não conseguia avançar nem as linhas defensivas e nem as ofensivas e se tornou compactado pela pressão do Flamengo. Aos 27, mais uma arrancada no contra-ataque do Mengão e Isla cruzou certeiro para a entrada da grande área na marca do pênalti, Arrascaeta chegou batendo e fez o segundo dos mandantes no Maracanã.
Sem conseguir reagir, Wilson sofreu e promoveu grandes defesas evitando que o placar fosse ampliado na primeira etapa. Além disso, Bruno Henrique, Arrascaeta e Everton Ribeiro passearam tranquilos na grande área alviverde sem dificuldades.
No segundo tempo, Rodrigo Santana mudou a equipe e trouxe Jonathan e Yan Sasse para levar a equipe a um novo esquema tático. Desta forma, mesmo com a pressão do Flamengo, o Alviverde chegou na cobrança de escanteio com uma cabeçada de Willian Matheus, que passou por cima, mas levou perigo à meta.
Nathan Silva no meio de campo passou a desarmar as jogadas e trazer um certo volume, mas ainda o Flamengo pressionava e conseguia as infiltrações. Aos 30 minutos, mais uma investida bem sucedida da equipe carioca, na troca de passes, Vitinho e Renê terminaram a trama com o camisa 8 cortando a zaga e batendo para o canto da meta de Wilson. Com 3 a 0 no marcador, Rogério Ceni substituiu os principais jogadores e o Flamengo tirou o pé.
Com 38 minutos, o Coritiba buscou alternativas, mas não conseguia a posse de bola, que girava em torno de 70% para o rubro negro e 30% para o Alviverde.

Aos 47 minutos, surgiu o gol de honra, com Giovanni Augusto engatou o contra ataque e achou o Mattheus Oliveira livre, que carregou a bola e bateu cruzado na meta de Diego Alves.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 3X1 CORITIBA

 
Data: sábado, 20 de novembro
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Horário: 19h
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Marcus Vinicius Gomes (MG)
Árbitro de Vídeo: Jean Pierre Goncalves Lima (RS)
Assistentes de Árbitro de Vídeo: William Machado Steffen (SC) e Mauricio Coelho Silva Penna (RS)

Flamengo: Diego Alves; Isla (Matheuzinho), Thuler, Léo Pereira e Renê; Willian Arão, Gerson (Diego), Everton Ribeiro (Lázaro) e Vitinho (Pedro Rocha); Bruno Henrique (Michael) e Arrascaeta.
Técnico: Rogério Ceni

Coritiba: Wilson; Mailton (Jonathan), Filemon, Sabino e Willian Matheus; Nathan Silva (Mattheus), Sales, Galdezani (Yan Sasse); Osman (Bryan Lucumí), Robson (Matheus Bueno) e Giovanni Augusto.
Técnico: Rodrigo Santana

Cartões amarelos: Willian Arão (FLA) Filemon e Matheus Sales (CFC)
Gols: Bruno Henrique, Arrascaeta e Renê (FLA); Mattheus Oliveira (CFC)