Robson marcou o gol da vitória do Coritiba diante do Vasco. (Geraldo Bubniak/AGB)

Foi no sufoco, mas o Coritiba conquistou mais três pontos no Campeonato Brasileiro. Com gol de pênalti de Robson no final do jogo, o Coxa venceu o Vasco por 1 a 0, deixou a zona de rebaixamento e ainda encerrou uma série de quatro jogos sem vencer.

Com a vitória, o Coxa ultrapassou o RB Bragantino e é o 16º colocado, com 11 pontos. O Verdão terá uma semana sem jogos e só entra em campo, na próxima segunda-feira (28), às 20h, diante do Fluminense, no estádio do Maracanã. Já o Vasco volta a campo nesta quarta-feira (23), às 21h30 diante do Botafogo pela Copa do Brasil.

O jogo

O Vasco entrou com uma equipe mista, de olho no Copa do Brasil, enquanto o Coritiba tinha diversos desfalques no setor ofensivo não apresentaram um bom futebol na primeira etapa. Apesar de ser uma partida muito estudada e truncada, as oportunidades de gols foram escassas. Pelo Coritiba, após cobrança de escanteio, Rodolfo Filemon cabeceou fraco, direto nas mãos de Fernando Miguel. Aos 29 minutos, Hugo Moura deu mole na saída de bola, Cano roubou a bola e bateu forte, Wilson fez grande defesa.

Na volta para o segundo tempo, Jorginho tirou Sarrafiore e colocou Yan Sasse. Na prática, deu pouco resultado, afinal o Vasco criou duas boas chances de abrir o placar. Aos 10 minutos, Neto Borges cruzou, Cano se antecipou e chutou, Wilson evitou o gol da equipe carioca. Seis minutos depois, Cano foi o garçom, fez passe para Talles Magno que bateu da entrada da área, desta vez, a trave salvou o Coritiba.

A falta de centroavante de ofício na partida, dificultou a atuação ofensiva do Coritiba. Em grande parte da segunda etapa, o Coritiba não conseguiu levar perigo. A segunda foi de domínio do Vasco e o goleiro Wilson se tornou o primeiro resultado pelo empate. Aos 34 minutos, cruzamento veio da esquerda, Guiherme Parede recebeu sozinho e bateu no canto, para mais uma defesa de Wilson.

Aos 43 minutos, Robson foi puxado dentro da área. A penalidade só foi confirmado através do VAR. Sabino, artilheiro da equipe no Brasileirão foi para a cobrança e perdeu, mas o goleiro Fernando Miguel se adiantou e o VAR mandou voltar.

Desta vez, o camisa 30 do Verdão foi para bola e apenas deslocou o goleiro do Vasco para garantir mais uma vitória do Coritiba na Série A. Com o resultado, o Verdão deixa a zona de rebaixamento.

FICHA TÉCNICA
CORITIBA 1X0 VASCO

Local: Estádio Couto Pereira em Curitiba
Data:
Domingo, 20 de setembro de 2020
Horário:
16h
Árbitro:
Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes:
Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP)
Árbitro do VAR:
Thiago Duarte Peixoto
Assistentes do VAR:
Rafael Gomes Félix da Silva (SP) e Renato Cardoso da Conceição (SP)

Coritiba: Wilson; Natanael, Rodolfo Filemon, Sabino e William Matheus; Hugo Moura (Ramón Martínez), Matheus Sales e Matheus Bueno (Thiago Lopes) e Sarrafiore (Yan Sasse), Giovanni Augusto e Robson
Técnico: Jorginho

Vasco: Fernando Miguel; Yago Pikachu, Miranda, Marcelo Alves e Neto Borges; Bruno Gomes (Guilherme Parede), Marcos Júnior e Bruno César (Felippe Bastos), Ygor Catatau (Ribamar), Talles Magno e Germán Cano.
Técnico: Thiago Kosloski

Gol: Robson, de pênalti,  aos 45 minutos do segundo tempo
Cartões amarelo: Martín Sarrafiore (CFC)Yan Catatau (VAS)