Jogadores do Coritiba foram testados para o novo coronavírus. (Divulgação/Coritiba)

Ainda sem definição do retorno aos treinamentos em campo, o Coritiba firmou uma parceria com a Mantis Diagnósticos Avançados para a realização de testes da Covid-19, a doença causada pelo coronavírus. Atletas e membros da comissão técnica já foram submetidos a testes nesta terça-feira (19), no CT da Graciosa.

O exame é realizado por meio de uma técnica molecular chamada PCR em Tempo Real, que identifica o material genético viral. “Esses testes são feitos a partir de uma amostra retirada do nariz e da boca. Depois disso essas amostras são levadas ao laboratório e lá é feita a extração do RNA do vírus e a PCR. Aí temos o resultado positivo ou negativo desse exame, liberando um diagnóstico para infecção de Covid”, explicou Marcela Bonin, diretora do Mantis Diagnósticos.

O volante Matheus Sales destacou a importância de todo o protocolo do clube. “Foi nos passado um protocolo para quando acontecer a liberação e ele vai ser seguido. Um protocolo muito seguro e que nos deixou muito seguros de quando acontecer a liberação nós podermos vir no CT e treinar. Eu acho que as coisas estão sendo bem feitas e estamos acompanhando bem e fazendo tudo o que está sendo pedido e eu tenho certeza que vamos voltar com segurança”, disse.

Os resultados serão avaliados pelo infectologista Jaime Rocha e todos os médicos do Coritiba. O clube segue com as atividades em casa comandadas pelos preparadores físicos e aguarda uma resposta da Secretaria de Saúde para voltar aos treinos presenciais.