O Coritiba encara o Cruzeiro, neste domingo (16), às 11h, no Independência, buscando manter a sequência de vitórias e com chances até de deixar a zona de rebaixamento. Para isso, aposta no fato de o adversário não ter uma regularidade como mandante e ser um dos times que mais perdeu em casa.
Até aqui, a Raposa disputou sete jogos em seus dominíos, com três vitórias e quatro derrotas, aproveitamento de 42,86%. Em uma classificação considerando só os jogos diante de suas torcidas, o clube mineiro seria o 12º, com nove pontos. Porém, a equipe é 8 ou 80. Ou ganha, ou perde, sem nenhum empate.
Desta forma, o Cruzeiro é, ao lado do América-MG, o segundo time que mais perdeu em casa neste Brasileirão, ficando à frente apenas do Vasco, que já foi derrotado cinco vezes. Um dos que ganharam em Minas Gerais foi o Cuiabá, que está atrás da Raposa na tabela. As outras vezes que perdeu foi para Fluminense, Atlético-MG e Fortaleza. Mas vale ressaltar que as derrotas para o Dourado e o Galo foram fora de Belo Horizonte, em Sete Lagoas e Uberlândia, respectivamente.
Coritiba luta contra histórico ruim fora de casa
Mais do que superar o adversário, o Coxa terá que enfrentar o péssimo desempenho recente como visitante. De 2011 para cá, em nove participações na elite, o melhor aproveitamento foi em 2017 quando somou quatro vitórias, cinco empates e dez derrotas (33,3%).
Nas outras temporadas, as campanhas foram ainda piores. O ano que o time mais venceu longe de seus domínios foi em 2015, com cinco triunfos. Em 2011, 2012 e 2020 ganhou somente três, enquanto em 2013, 2014 e 2016 só saiu com a vitória em duas oportunidades.
Mas nenhum aproveitamento foi pior do que em 2022. Na temporada passada, o Alviverde só venceu uma fora, na 35ª rodada, com mais dois empates e 16 derrotas, somando 8,7% dos pontos disputados.
2023 já começou diferente
Por outro lado, 2023 vem se mostrando um pouco diferente para o Coritiba, que já conheceu o sabor de ganhar como visitante. Aliás, a primeira vitória na competição foi justamente longe do Couto Pereira, no 2×1 sobre o Goiás. Em sete partidas, o time ainda tem um empate e cinco derrotas.
Cruzeiro x Coritiba terá cobertura completa da Banda B. Quando a bola rolar, a narração será de Marcelo Ortiz, com comentários de Capitão Hidalgo e reportagens de Jhonatan Mendes. Acompanhe a transmissão AQUI, ou em AM 550, FM 79.3, pelo nosso aplicativo, no www.bandab.com.br, nas redes sociais e no YouTube.