Coritiba e Paraná estão na disputa por uma vaga na Série A. (Geraldo Bubniak/AGB)

A dupla Coritiba e Paraná se mantêm na briga pelo acesso para a elite do Campeonato Brasileiro. A vantagem é do Coritiba, que está na 3ª colocação da Série B, com 57 pontos. Já o Paraná, que é o 6º, com 54 pontos, não depende apenas de si, mas segue na briga por uma vaga na primeira divisão. Segundo o matemático Tristão Garcia, do site Infobola, o número mágico para o acesso segue em 62 pontos.

Portanto, o Coritiba precisa apenas mais cinco pontos nas últimas três rodadas para atingir o sonhado acesso à Série A sem depender de nenhum outro resultado. O Coxa joga duas vezes em sequência no estádio Couto Pereira contra Oeste e Bragantino e encerra a competição contra o Vitória, em Salvador. Segundo o Infobola, o time coxa-branca tem 74% de chances de subir.

Como não é possível ganhar oito pontos, o Paraná precisa ganhar as últimas três rodadas da Série B contra o Atlético-GO e Criciúma, fora de casa, e Botafogo-SP, na Vila Capanema. O jogo chave para o Tricolor é justamente o próximo diante do Atlético-GO, que atualmente fecha o G4 da Série B. Se vencer em Goiânia, o time paranista ultrapassa o concorrente direto e pode até terminar a 36ª rodada no G4. De acordo com o Infobola, a equipe paranista tem 15% de chances de conquistar a vaga na Série A de 2020.