Junior Barranquilla disputará a final da Sul-Americana contra o Atlético. (Didier Cano/Junior Barranquilla)

O Junior Barranquilla será o time mais comentado pelo Atlético até o dia 12 de dezembro. Mas quem é o time colombiano, adversário do Rubro-Negro na grande final da Copa Sul-Americana? A Banda B preparou um perfil sobre Club Deportivo Popular Junior Fútbol Club S.A., mas também conhecido por Atlético Junior, ou simplesmente, Junior.

História

O Junior foi fundado no dia 07 de agosto de 1924, com inspirações na Juventus, da Itália, e tinha o nome de Juventude. A primeira partida de sua história foi no dia 12 de outubro de 1924, com a vitória por 2 a 1 sobre o Argentino FBC. No final da década de 20, o nome mudou para Juventude Junior. Já nos anos 40, a equipe passou a utilizar apenas o nome de Junior.

A equipe conquistou nove títulos de torneios profissionais, sendo sete do Campeonato Colombiano (1977, 1980, 1993, 1995, finalización de 2004, apertura de 2010 e finalización de 2011) e dois da Copa da Colômbia (2015 e 2017). Além disso, o clube já ganhou troféus de torneios amistosos.

O ano de 2018

A temporada não começou da maneira esperada pela torcida em Barranquilla. No apertura do Campeonato Colombiano, o Junior caiu ainda nas quartas de final para o Independiente Medellín (1 a 0 e 2 a 2) e terminou em terceiro lugar do Grupo 8 da Libertadores. Após ficar atrás de Palmeiras e Boca Juniors, o Atlético ficou com a vaga na Sul-Americana.

Em abril, a diretoria trocou de técnico e trouxe novamente Julio Comesaña, que assumiu o time pela oitava vez na história. Sob o comando do uruguaio de 70 anos, o Junior teve uma ascensão no ano, vai disputar o título inédito da Sul-Americana e ainda busca a oitava taça do Campeonato Colombiano contra o Independiente Medellín.

Os destaques

Teo Gutierrez é o artilheiro do Junior Barranquilla. (Didier Cano/Junior Barranquilla)

O principal nome do Atlético Junior é o experiente atacante Teo Gutierrez, que já jogou no futebol europeu, mas fez história com a camisa do River Plate. Ele também teve passagem pela seleção da Colômbia e disputou a Copa do Mundo de 2014. Porém, o artilheiro está fora da partida de ida da final após ser expulso na semifinal contra o Santa Fé.

Shakira é torcedora do Junior Barranquilla. (Reprodução/Instagram)

Outro jogador importante no elenco é o goleiro Sebastián Viera, de 35 anos. O camisa 1 já jogou no futebol espanhol e traz experiência para o setor defensivo do Junior. Ele ficou de fora da volta contra o Santa Fé por um problema físico e ainda não tem presença garantida contra o Atlético.

Curiosidades

O jogador mais famoso da história do Junior Barranquilla é o colombiano Carlos Valderrama. O meia conhecido pelo seu cabelo e por sua habilidade em campo foi campeão com o Atlético em 1993 (ano que ganhou o título de melhor jogador da América) e 1995. Outro nome histórico é o de Ivan Valenciano, maior artilheiro do clube, com 158 gols marcados.

A cantora Shakira nasceu na cidade de Barranquilla e é torcedora declarada do Junior. Ela até utilizou a camisa do clube no clipe da música “La Bicicleta”. Já o escritor Gabriel García Marquez nasceu na cidade de Aracataca, mas morou durante a juventude na cidade do Atlético Junior e também é torcedor do clube.